Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Subcoordenadores das Regionais da Defensoria Pública fazem retrospectiva da atuação de 2015

13/01/2016 03:01 | Por
Subcoordenadores das Regionais da Defensoria Pública fazem retrospectiva da atuação de 2015
Atuação itinerante da Defensoria Pública no interior do Estado foi destacada

Ações itinerantes em comarcas onde não há defensor público, em Bases Comunitárias de Segurança do interior, e conferências públicas para escutar o cidadão na construção do orçamento participativo. Esse é o panorama do trabalho da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA nas regionais, avaliado como positivo pelo defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo. O balanço foi apresentado pelos subcoordenadores das seis Regionais da instituição durante reunião, nessa terça-feira, 12, que também contou com o subdefensor-geral, Rafson Ximenes; e o coordenador executivo das Regionais, Walter Fonseca Jr.

Além da intensificação da atuação itinerante no interior, em 2015, foram inauguradas seis unidades da DPE por todo o Estado: Amargosa, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Irecê e Lauro de Freitas. Para o defensor-geral, Clériston de Macêdo, os planos para o fortalecimento da instituição em 2016 incluem solidificar o que já foi implantado no interior. Nessa terça-feira, por exemplo, seis novos veículos, modelo Ranger, 4×4, foram entregues para as seis regionais da Defensoria Pública. "Estaremos mais próximos do defensor público do interior, dialogando e fazendo um trabalho, cada vez mais consistente, para o cidadão de lá. Manteremos também o olhar diferenciado para o interior, mas o olhar mais apurado para a capital também", afirmou.

Para 2016, de acordo com o coordenador executivo das Regionais, Walter Fonseca Jr, a proposta é fazer um planejamento uniforme com um cronograma de atuação itinerante. "Esse diálogo com os subcoordenadoras é importante para a construção de diretrizes de atuação da Defensoria Pública no interior ", pontuou.

Questões administrativas também foram apresentadas durante a reunião. Os subcoordenadores das regionais de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro e Santo Antônio de Jesus falaram sobre as dificuldades específicas de cada regional na área de informática, com equipamentos, e sobre a insuficiência de servidores nas unidades do interior. "Tentaremos compatibilizar isso com o orçamento que temos, além de manter o diálogo com o Poder Executivo para buscarmos um orçamento maior", respondeu Clériston de Macêdo.

Metas cumpridas

Walter Fonseca Jr. destacou ainda que a Defensoria Pública, em 2015, conseguiu alocar defensores públicos em todas as comarcas onde têm unidade prisional no Estado, cumprindo uma das metas definidas pela gestão para o crescimento da instituição no interior. Outras metas atingidas foram a construção do orçamento participativo e a consecução de projetos da DPE, como o "Ação Cidadã – Sou Pai Responsável", em locais onde não há defensor público, avaliou o coordenador que considerou positivo o balanço no interior.