Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Defensoria Pública realizará mutirão de exames de DNA gratuito em Sapeaçu

14/07/2015 08:07 | Por
Defensoria Pública realizará mutirão de exames de DNA gratuito em Sapeaçu
Defensoria Pública realizará mutirão de exames de DNA gratuito em Sapeaçu

Os cidadãos do município de Sapeaçu, no Recôncavo do estado, que não têm o nome do pai na certidão de nascimento poderão realizar exames de DNA gratuitamente nesta sexta-feira, 17. A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA realizará o mutirão para o reconhecimento de paternidade, das 9h às 17h, na Secretaria de Assistência e Integração Social, no Centro do município.

Para participar da ação, é necessário levar os documentos do responsável, certidão de nascimento da criança ou documentos do suposto filho, além de comprovante de residência. "Muito embora a Defensoria não esteja instalada no município, é possível atender às necessidades e estar junto da comunidade", disse a defensora pública Leila Portugal, lotada na 6ª Regional em Santo Antônio de Jesus, que estará no evento.

Mais do que garantir o nome do pai na certidão de nascimento, a ação também visa orientar as famílias a respeito dos conflitos que envolvem a paternidade responsável e as relações familiares. Durante o mês de agosto, a Defensoria Pública da Bahia intensifica em todo o estado a realização gratuita de exames de DNA para reconhecimento de paternidade, como parte do projeto "Ação Cidadã Sou Pai Responsável".

PROCEDIMENTO
O exame é realizado através da coleta de saliva da mucosa bucal. Não é necessário colher amostra de sangue. Rápido, simples e indolor, o procedimento é feito no suposto pai e no suposto filho.

MUTIRÕES NA REGIÃO
A DPE/BA, através da 6ª Regional, levará o mutirão de DNA gratuito e assistência jurídica, uma vez por mês, aos municípios próximos a Santo Antônio de Jesus. Depois de Sapeaçu, em agosto, a equipe segue para o município de Nazaré das Farinhas. A ação é consequência de um levantamento realizado pela instituição que identificou a necessidade de realização de mutirões de DNA nas localidades próximas a Santo Antônio de Jesus, onde não há defensores públicos. De acordo com o subcoordenador da 6ª Regional, Marcio Marcílio Santos, a demanda na área é alta. "É oportuno nos aproximarmos e oferecermos assistência jurídica para aqueles que mais precisam", afirmou.

SERVIÇO
O QUÊ? Mutirão de exames de DNA gratuito no município de Sapeaçu
QUANDO? 17 de julho, sexta-feira, das 9h às 17h
ONDE? Secretaria de Assistência e Integração Social de Sapeaçu, localizada na rua Professora Lucila, n° 511 – Centro