Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

DPE discute audiência de custódia em Manaus na Comissão Criminal Permanente do Condege

29/06/2015 05:06 | Por
DPE discute audiência de custódia em Manaus na Comissão Criminal Permanente do Condege
DPE discute audiência de custódia em Manaus na Comissão Criminal Permanente do Condege

Maurício Saporito, subcoordenador da Especializada Criminal representa a Bahia na comissão

Audiência de Custódia foi o tema da reunião da Comissão Criminal Permanente do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (CONDEGE) que aconteceu na sede d a Defensoria Pública do Amazonas (DPE/AM). A Defensoria Pública do Estado da Bahia esteve representada pelo subcoordenador da Especializada de Crime e Execução Penal, Maurício Saporito.

A discussão tratou sobre o projeto de audiência de custódia, que foi lançado em fevereiro 2015 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Ministério Público da Justiça e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), que impõe a garantia da celeridade na apresentação do preso a um juiz em situações em que houver prisões em flagrante. A proposta é que o denunciado seja ouvido por um juiz, em audiência em que também serão dados os pareceres do Ministério Público, da Defensoria Pública ou do advogado do preso.

Participaram ainda da reunião o defensor público geral do Amazonas e coordenador das comissões especializadas, Ricardo Trindade, a coordenadora da comissão e defensora pública do Rio Grande do Norte, Ana Karina Freitas, o defensor público e suplente da DPE/AM na comissão, Roger Moreira, os defensores públicos Fernando Soubhia (MT), Patrick Cacicedo (SP), Emanuel Rangel (RJ), Gustavo Zago Cervo (MS), Fernando Carmargo (MG), Elias Geraldo (ES) e Fernando Mestrinho (AM); e as defensoras públicas Cristiane Marques (MA) e Cardineuza de Oliveira (PB).

A reunião aconteceu na última sexta-feira, 26 de junho. O próximo encontro da Comissão Criminal Permanente do Condege está previsto para o dia 21 de agosto. O local ainda será definido.

* Com informações de Manuela Vieira – Ascom DPE/AM