COMUNICAÇÃO

Defensoria baiana prestigia posse da procuradora-geral do Ministério Público da Bahia

08/03/2018 20:58 | Por Lucas Fernandes DRT/BA 4922 (texto e fotos)

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, representada pelo defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, prestigiou nesta quinta-feira, 08 de março, a posse da promotora Ediene Santos Lousado, reconduzida ao cargo de procuradora-geral de Justiça, para chefiar por mais dois anos (biênio 2018/2020) o Ministério Público da Bahia – MPBA.

O evento aconteceu na sede do MPBA e contou com a presença dos chefes estaduais dos Três Poderes – governador Rui Costa; presidente da Assembleia Legislativa Ângelo Coronel; e presidente do Tribunal de Justiça desembargador Gesivaldo Brito – além de procuradores, membros do judiciário e de órgãos estatais, associações de classe, e outras autoridades.

“Ediene foi a primeira mulher a conduzir o Ministério Público do Estado, instituição tão importante para a democracia, e essa posse não poderia ser mais simbólica: exatamente no Dia Internacional da Mulher, que celebra a força, determinação, competência e os espaços que elas têm conquistado bravamente durante séculos de luta. Desejo uma excelente gestão, toda sorte e bons ventos para a colega, que tem sido uma grande parceira da Defensoria”, declarou Clériston de Macêdo.

Em seu discurso, a procuradora-geral empossada destacou a importância da união entre as instituições e fez alusão à escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, que diz que “é preciso encorajar as mulheres a se atreverem a mudar o mundo”. Também agradeceu a familiares e apoiadores pelo estímulo para que ela consiga fazer mais, nunca menos.

Participaram da solenidade também as defensoras públicas Mônica Aragão e Cynara Fernandes.

Recondução

Escolhida mais uma vez pelo governador Rui Costa para chefiar o Ministério Público do Estado da Bahia por mais dois anos, Ediene Lousado integrou, juntamente com os promotores de Justiça Pedro Maia e Alexandre Cruz, a lista tríplice definida por procuradores e promotores de Justiça do Estado em eleição realizada dia 19 de fevereiro. Primeira mulher eleita para o cargo de procurador-geral de Justiça, Ediene Lousado assumiu a chefia do MP em 2016 e continuará no cargo até 2020.

Natural de Santa Terezinha, ela tem 50 anos e ingressou no MPBA em 1993. Atuou nas Promotorias de Justiça de Bom Jesus da Lapa, Itiúba, Caravelas, Ilhéus e Barreiras. Foi promovida para Salvador em 2009, onde atuou na Vara de Tóxicos. Coordenou a Promotoria de Justiça Regional de Barreiras, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Crimonosas (Gaeco) e ocupou o cargo de secretária-geral do MP.