COMUNICAÇÃO

PROJETO ACOLHER – Foram realizados 2.140 atendimentos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em 2017 pela DPE/BA

09/01/2018 14:21 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA

O Projeto Acolher objetiva proporcionar o atendimento integral prescrito na legislação brasileira às crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco

Foram realizados mais de dois mil atendimentos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Salvador pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, através do Projeto Acolher da Especializada da Curadoria Especial, durante o ano de 2017. O Projeto Acolher objetiva proporcionar o atendimento integral prescrito na legislação brasileira às crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco, seja por estarem em situação de rua, abandonadas por seus pais ou responsáveis ou em conflito com os mesmos, seja por estarem afastados por determinação judicial e abrigados em instituições de acolhimento, ou ainda por estarem cumprindo medidas sócio educativas, e não tenham representantes legais.

Com o propósito de entender as demandas e dificuldades no processo de acompanhamento das famílias referenciadas pelas unidades acolhedoras foram visitados ao longo do ano os sete Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) de Salvador. Também foram visitadas as instituições Lar Vida, Lar da Criança, UAI Bonocô, Campo da Paz, Lar Benedita Camurugi, UAI Boca do Rio, UAI Pituaçu e CASE Feminina Salvador.

PARCERIAS

Entre agosto e novembro, através da parceria entre Estácio de Sá e a Defensoria Pública foram desenvolvidos trabalhos educativos na instituição Lar da Criança semanalmente com as crianças acolhidas, bem como com a equipe técnica da instituição.

Ainda em 2017, foi obtido o resultado da caracterização das situações de vulnerabilidade vividas pela população em situação de rua na cidade de Salvador, proveniente do convênio celebrado entre a DPE/BA e o Projeto Axé, que irá instrumentalizar a atuação do Acolher com as crianças e adolescentes em situação de rua em 2018.

O Projeto Acolher, que também realiza Grupo de Estudos na Escola Superior, funciona na Avenida Ulisses Guimarães, Edifício MultiCab Empresarial, Sussuarana.