COMUNICAÇÃO

Ministro do STJ recebe com louros as representações da Defensoria Pública da Bahia em Brasília

15/09/2017 18:23 | Por Lucas Fernandes - DRT/BA 4922

Em sessão, o presidente da 5ª turma elogiou a atuação das Defensorias no Superior Tribunal de Justiça e destacou a sua importância para a democracia

Em visita às instalações do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ontem, 14, em Brasília, as representações das Defensorias Públicas da Bahia, do Ceará e de Minas Gerais foram surpreendidas positivamente com menção honrosa ao trabalho desenvolvido pela instituição de acesso à justiça.

Durante a sessão que tratou sobre a constitucionalidade da prisão em segunda instância, o presidente da 5ª turma do STJ, ministro Reynaldo Soares da Fonseca, interrompeu as deliberações para registrar a presença dos representantes das DPEs e destacar “o trabalho impecável” que as Defensorias têm feito na Corte. O presidente mencionou ainda a pesquisa nacional feita pelo Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP apontando a Defensoria como a instituição mais importante para os brasileiros.

Segundo a defensora pública Hélia Barbosa, representante da DPE/BA em Brasília, ela não esperava que recebessem tal honradez naquele momento, já que estavam em visita extraoficial à Casa. Ela, o defensor público Raul Palmeira e os outros representantes do Ceará e de Minas Gerais resolveram assistir a sessão que estava acontecendo e acabaram sendo muito bem recebidos, com louros e alegria.

Para Hélia Barbosa, a ocasião trouxe grande satisfação pelo reconhecimento da qualificação e da árdua tarefa do corpo defensorial como essencial à justiça. “Fiquei emocionada, porque isso mostra a força que a Defensoria tem quando em unidade, dá relevância e destaque para a nossa instituição perante os Tribunais Superiores e reforça a assistência jurídica ao vulnerável”, comemorou .