Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Defensoria Cidadã Itinerante participa de mutirão de atendimento na Boca do Rio

01/09/2017 07:09 | Por tao_adm
Defensoria Cidadã Itinerante participa de mutirão de atendimento na Boca do Rio
Defensoria Cidadã Itinerante participa de mutirão de atendimento na Boca do Rio

Os bairros de Jardim Armação, Boca do Rio e adjacências, foram os contemplados na manhã desta sexta, 01 com a ação da Defensoria Cidadã Itinerante – DCI, um projeto da Defensoria Pública do Estado – DPE/BA que promove orientação jurídica gratuita nas áreas da família, cível, infância e adolescente, saúde, criminal, tutelas coletivas, direitos humanos, entre outras.

Especialmente nesta itinerância, a ação contou com a parceria da Igreja Comunidade Cristã Renovada – CCR, que ofereceu toda a estrutura para a Defensoria, além de agregar um mutirão de serviços gratuitos como atendimento médico, psicológico, orientação nutricional, cortes de cabelo e aulas de pilates, para toda a comunidade.

Segundo a coordenadora executiva das Especializadas da Capital, Gianna Gerbasi, a atividade da Defensoria Cidadã Itinerante serve de incentivo a outras instituições em agregarem serviços em prol da comunidade carente. “É muito gratificante saber que nossas ações incentivam outras pessoas a se doarem também. Trazendo os defensores para perto da comunidade, mostramos que o serviço da Defensoria vai além do gabinete”, disse a defensora pública.

Intermediador da parceria entre a DPE/BA e a  Comunidade Cristã Renovada, o defensor público Marcelo Rodrigues avaliou a ação como muito proveitosa, dando visibilidade à instituição. “O mutirão social aproximou mais ainda a Defensoria das comunidades dos bairros próximos, tivemos  atendimento em praticamente todas as áreas onde atuamos, isso nos incentiva a voltar e repetir esse trabalho”, afirmou o defensor público.

“A ideia é atender as pessoas carentes da comunidade, que não tem muitas vezes o acesso aos serviços que estamos oferecendo”, avaliou o pastor Samuel Santos, destacando que a Defensoria Cidadã Itinerante foi uma oportunidade de viabilizar mais serviços gratuitos à população carente local. “Quando começamos a divulgar a DCI, nossa comunidade ficou muito empolgada, e resolvemos agregar os outros serviços. É um prazer ter a parceria da Defensoria Pública em uma ação como essa”, concluiu Samuel Santos.

Na avaliação do motorista André Campos, que procurou orientação sobre divórcio, a Defensoria Cidadã Itinerante beneficia a população que desconhece seus direitos. “Quando a Defensoria chega até os bairros, facilita a nossa vida, fica muito mais fácil para a população que vive na correria e tem pouco tempo até para ter conhecimento dos próprios direitos”, destacou o atendido.

A próxima Defensoria Cidadã Itinerante acontecerá nos dias 15, 22 e 29 de setembro, na Base Comunitária de Segurança do bairro de Águas Claras.