“Pense num absurdo, na Bahia tem precedente”, dizia Otávio Mangabeira. Em pleno século XXI, representantes do povoado de Cajueiro Grande, no município de Serrinha, procuraram a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA com o objetivo de resolverem uma situação que perdura há 15 anos: a falta de energia elétrica.
A DPE/BA deu início à tentativa de resolução do problema extrajudicialmente, com a expedição de ofícios à Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – Coelba, sendo que, em maio deste ano, ainda não havia sido apresentada solução. Diante da situação, a Defensoria Pública instaurou o Procedimento de Apuração de Dano Coletivo – PADAC, a fim de ver solucionada a questão.
Em junho, a Instituição foi informada que seria providenciado o fornecimento de energia elétrica aos moradores do povoado, mas o fato que não se concretizou. Diante da omissão no referido mês, as atividades foram intensificadas, e, neste mês, foram instalados os postes que passaram a fornecer energia elétrica aos moradores.
De acordo com a defensora pública Andreza Priscila Pereira, a intervenção da DPE/BA fez toda a diferença. “Os moradores pleiteavam há mais de 15 anos junto à prefeitura e à Coelba pela prestação de serviço. É levar a dignidade pra todos os lugares”.