Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Defensoria marca presença em inauguração do posto de recadastramento biométrico do TRE para eleições 2018

21/08/2017 04:08 | Por tao_adm
Defensoria marca presença em inauguração do posto de recadastramento biométrico do TRE para eleições 2018
Defensoria marca presença em inauguração do posto de recadastramento biométrico do TRE para eleições 2018

Falou em cidadania, falou em Defensoria! Na manhã desta segunda-feira, 21, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA marcou presença na inauguração de mais um posto de recadastramento biométrico para as eleições 2018 em Salvador. Instalado na Estação Pirajá do metrô, este é o 21º posto avançado do Tribunal Regional Eleitoral – TRE.

Além do governador do Estado, Rui Costa, e do presidente do TRE, José Edivaldo Rotondano, o evento contou com a participação da coordenadora executiva das Defensorias Públicas Regionais da DPE/BA, Soraia Ramos, e de diversas autoridades, políticos, representantes e moradores dos bairros próximos à Estação Pirajá.

“O voto é um exercício da cidadania. Esta descentralização dos postos de cadastro, como este aqui na estação do metrô, viabiliza o acesso dos cidadãos carentes e, consequentemente, garante o direito ao voto. A biometria vai proporcionar muito mais segurança e eficácia ao processo eleitoral”, ressaltou a coordenadora das Regionais, Soraia Ramos, durante o evento.

Assim que soube da inauguração, a dona de casa Maria da Purificação Oliveira, 65 anos, não pensou duas vezes e foi uma das primeiras a cadastrar a biometria no novo posto. “Moro aqui perto e vim logo garantir minha digital. Eu também acho que as eleições ficarão muito mais seguras com esta nova forma de votar”, contou a dona de casa.

Para realizar o cadastro, nos postos espalhados pela cidade, é preciso levar um documento de identificação com foto, comprovante de residência atualizado e, em caso de alteração de dados cadastrais, como casamento ou separação, o eleitor deverá levar um documento que comprove esta alteração. O prazo vai até 31 de janeiro de 2018 e o agendamento pode ser feito através do site do TRE. No caso do posto da estação do metrô, o atendimento será por ordem de chegada e serão distribuídas 240 senhas por dia.