As defensoras públicas Tatiane Franklin e Donila Gonzalez, que coordenam a unidade, explicam a necessidade da mudança de horário para melhor atender aos cidadãos. "Nosso funcionamento é das 7h às 17h, por isso os cidadãos podem comparecer tranqüilos também à tarde, pois, apesar do número reduzido de defensores públicos, buscamos atender a todos que procuram os serviços", informa Tatiane Franklin, salientando que a iniciativa visa ainda reduzir as filas e tempo de espera dos usuários por um atendimento.
Estrutura – Com novo Modelo de Atendimento, a Defensoria Pública também está investindo na melhora da estrutura física de suas unidades. Está em fase de finalização a reforma do 4° andar do Instituto do Cacau, no bairro do Comércio, em Salvador, onde, brevemente, funcionará a Unidade Integrada de Atendimento. A unidade disponibilizará, em um mesmo espaço físico, todas as Especializadas da Defensoria Pública, garantindo maior agilidade no atendimento ao cidadão, com prioridade para atendimentos extrajudiciais e conciliações, tendo em vista a redução do fluxo de processos no Judiciário. A estimativa é de que nova sede receba, em média, 1300 pessoas por dia.
A Casa de Acesso à Justiça I, para atendimento inicial da Defensoria Pública funciona à Rua Arquimedes Gonçalves, n° 313, Jardim Baiano, Salvador. (próximo ao Fórum Ruy Barbosa). Para mais informações sobre tipos de atendimento, documentações necessárias e demais consultas, o cidadão pode ligara, gratuitamente para o Disque Defensoria 129. Ligações são aceitas apenas de telefone fixo.