Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Grupo de trabalho irá formular propostas de alteração na Lei da Gratuidade

24/09/2010 09:09 | Por tao_adm
Grupo de trabalho irá formular propostas de alteração na Lei da Gratuidade
Grupo de trabalho irá formular propostas de alteração na Lei da Gratuidade

Realizada na manhã de ontem (23), a audiência pública "Acessibilidade no Transporte Público Municipal: Conquistas e Desafios frente à Lei 7.201/07", teve como resultado a criação de um Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI), que será composto pela Defensoria e os órgãos da administração pública envolvido com transporte, além de representantes da sociedade civil. O objetivo do GTI é formular propostas de alteração da Lei.

Para a defensora pública Eva Rodrigues, que atua na Especializada dos Direitos Humanos, a Lei instituída pelo Município, ao conceituar a pessoa com deficiência, elegeu critérios extremamente restritivos, sobretudo no que diz respeito à conceituação da pessoa com deficiência física e deficiência mental. "A Lei é baseada fundamentalmente no modelo biomédico que restringe a compreensão da deficiência a impedimentos e incapacidades”, pontua.

Desde março de 2008 a Defensoria Pública, por meio de seu Núcleo de Direitos Humanos, já ajuizou cerca de 1.500 ações judiciais no município de Salvador, com o objetivo de restabelecer imediatamente o benefício da gratuidade no transporte coletivo municipal, em favor de todas as pessoas que possuam algum tipo de restrição física, motora, sensorial ou mental, que limite a capacidade de o indivíduo exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária.