COMUNICAÇÃO

Começa IV Curso de Formação para defensores

04/06/2008 16:48 | Por

Uma palestra ministrada pelo presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), Fernando Calmon, abriu na última segunda-feira, 2, o IV Curso de Formação dos 30 novos defensores públicos, no auditório da Escola Superior, no Canela. O objetivo é proporcionar aos recém-ingressos conhecimentos sobre os princípios institucionais que norteiam a atuação da Defensoria, seus órgãos e as atribuições do cargo.

Calmon iniciou sua fala agradecendo a DPE-BA por tê-lo convidado a participar de mais um momento importante ao longo de sua trajetória. Em seguida, deu boas-vindas aos novos colegas e os convidou a incumbência de tornar o trabalho defensorial cada vez melhor. "Vocês acabam de entrar numa instituição que lutou muito para chegar onde está. É muito importante que todos saibam qual é o verdadeiro papel da Defensoria Pública", disse.

Ao final, destacou que o objetivo da instituição é proporcionar ao cidadão uma assistência jurídica gratuita efetiva. "As pessoas vão chegar até vocês com problemas para serem resolvidos", salientou.
Já a defensora geral do Estado, Tereza Cristina Almeida Ferreira, discorreu sobre os "Novos rumos da Defensoria Pública", tema que resgata todo o histórico da instituição e as mudanças sofridas, desde o início até os dias atuais.

Ontem, 3, segundo dia do curso, a presidente da Associação dos Defensores Públicos da Bahia - ADEP-BA, Laura Fabíola Fagury, apresentou o painel "A Defensoria Pública que temos e a que queremos". Logo em seguida, foi a vez de a presidente do Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais, falar sobre a "CONDEGE e novas perspectivas". Por sua vez, o professor Antonio Saja, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), abordou o tema: "A Defensoria Pública e a ética na construção de uma nova cidadania".

Hoje, quarta, 4, as jornalistas responsáveis pela Assessoria de Comunicação (ASCOM) da DPE, Carla Ferreira e Vanda Amorim, apresentaram o painel "Mídia e Defensoria - relacionamento ético".
As coordenadoras das Defensorias Especializadas e Regionais, Gianna Gerbasi e Janaína Canário, respectivamente, falaram sobre o papel que a Defensoria Pública desempenha na capital e no interior.