Pular para o conteúdo principal Logo Defensoria
                   

Acessibilidade

Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

UMA chega a 10 mil atendimentos em 2025 e número de itinerâncias é o maior dos últimos nove anos

Unidade móvel já realizou 58 itinerâncias na capital e interior da Bahia em 2025
31/10/2025 11:10 | Por Priscilla Dibai

A Unidade Móvel de Atendimento (UMA) da Defensoria Pública da Bahia encerra o mês de outubro batendo a marca de 10 mil atendimentos no ano. Ao longo de dez meses, de janeiro até agora, a UMA percorreu 40 municípios, levando serviço jurídico e educação em direitos à população mais vulnerável do Estado.

Ao todo, foram 58 mutirões, que atravessaram os quatro cantos da Bahia. O número é o maior dos últimos nove anos, desde quando a Defensoria passou a contar com uma unidade móvel. De Chorrochó a Banzaê, de Canudos a Macururé, de Retirolândia a Curaçá, de Salvador a Bom Jesus da Lapa, o caminhão de serviços da Defensoria percorreu quilombos, festas populares, procissões religiosas, feiras literárias, festejos juninos e praças municipais, se fazendo cada vez mais presente nos espaços onde a população circula ou se concentra.

A assistida de número 10 mil foi Edilene do Espírito Santo, que buscou atendimento para a mãe, Anízia do Espírito Santo, uma idosa de 75 anos com dificuldade de locomoção, que precisa retificar documentos pessoais. Ela esteve na itinerância desta sexta-feira (31/10), em Cardeal da Silva.

O atendimento de número 10 mil aconteceu no mutirão de Cardeal da Silva e foi feito pela coordenadora da 13ª Regional, Daniely Oliveira

Coordenadora da UMA desde março, a defensora pública Camila Berenguer comemora os números, reforçando o trabalho coletivo e cooperativo que envolve as itinerâncias. “É com muita alegria que atingimos 10 mil atendimentos individuais. Isso só é possível graças ao trabalho coletivo realizado nas itinerâncias, que reúne servidores(as) e defensores(as) da capital e do interior, promovendo uma verdadeira integração entre quem participa. Esse marco é resultado do trabalho de muitas pessoas”, comemorou.

Ela detalha que, atualmente, a coordenação acompanha 71 ações judiciais, enquanto outras 32 já foram finalizadas este ano. Somente no interior, a Unidade Móvel realizou 461 coletas de DNA (exame para reconhecimento de paternidade) nesses dez meses, sem falar na distribuição de cartilhas educativas. Para a coordenadora, a UMA é uma forma de divulgar a importância da DPE enquanto instituição pública, uma vez que o trabalho prestado é capaz de promover, diretamente, transformações na vida dos(as) assistidos(as). 

Como forma de fortalecer ainda mais o projeto itinerante da Defensoria, a defensora-geral Camila Canário instituiu, em junho deste ano, a portaria 849/2025, que torna os grandes eventos populares da Bahia em momentos de grande mobilização para a instituição. “A portaria consolida a presença da UMA nesses eventos, reconhecendo e valorizando o trabalho e o potencial das itinerâncias”, explicou Camila Berenguer.

NOVE ANOS PERCORRENDO A BAHIA

A Unidade Móvel foi inaugurada em dezembro de 2016. De lá para cá, foram milhares de viagens e serviços prestados. O número de atendimentos, ao longo desse tempo, supera 75 mil. O caminhão surgiu como um grande projeto de levar todos os serviços oferecidos pela instituição nas sedes fixas para locais onde não havia Defensoria instalada.

Com isso, a DPE fortalecia sua missão institucional – de prestar assistência jurídica às comunidades que mais precisam – e, ao mesmo tempo, enfrentava um de seus maiores desafios: a dificuldade de chegar ao maior número possível de baianos e baianas em condição de vulnerabilidade social. Assim, pensou em uma maneira de fazer a DPE se movimentar, percorrendo espaços onde antes não conseguia chegar de jeito nenhum.

Sendo a Bahia um estado imenso geograficamente, com 417 municípios espalhados por um território com diferentes características, realidades e dificuldades, o projeto itinerante da UMA era uma forma de interiorizar a Defensoria, ampliar o acesso à Justiça e promover educação em direitos.