Depois de partir da sede administrativa, em Salvador, e percorrer quase 1.700 quilômetros rumo ao extremo sul da Bahia, o projeto Gabinete Itinerante da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) encerrou na última sexta-feira, 10, a sua terceira edição após visitar as unidades de Teixeira de Freitas, Eunápolis e Porto Seguro. Na bagagem, além de promover a aproximação e a escuta qualificada de defensores públicos(as), servidores(as), colaboradores(as) e usuários(as) dos serviços da instituição, foi dado o start no sistema Solar – Solução Avançada do Atendimento em Referência, que chega para substituir, de forma gradativa, o atual sistema de gerenciamento de atendimento da Instituição.
“A Defensoria da Bahia dá um passo em novo cenário informacional. O Solar é um sistema de atendimento moderno, mais ampliativo, que traz elementos de Inteligência Artificial, possui automação documental, oferece a gestão de prazos e documentos, faz a extração simultânea em relatórios, vai facilitar a captação de informações e permitir que a Defensoria Pública tenha maior facilidade na interpretação dos nossos dados de atuação para que possamos conseguir, através da predição destes dados, ter uma orientação estratégica. Este sistema é um compromisso de campanha que começa a ser materializado a partir de hoje, aqui em Teixeira de Freitas, e que consegue refletir, exatamente, tudo aquilo que nós produzimos”, ressaltou a subdefensora pública geral, Mônica Soares, durante o lançamento do Solar.
O analista de sistemas da Diretoria de Modernização e Informática (DMI), Vinícius Bitencourt Assis, viajou para Teixeira de Freitas e ficou durante toda a semana acompanhando o processo de implementação e a utilização do sistema na unidade.
Integração capital e interior
Tendo à frente, dessa vez, a subdefensora-geral Mônica Soares, a comitiva do Gabinete Itinerante também foi composta pela coordenadora executiva das Defensorias Públicas Especializadas, Laissa Rocha; a coordenadora da Especializada de Família e Sucessões, Suellen Bury; o diretor-geral Franco Bahia; e o diretor administrativo Leandro Ferreira.
O projeto teve início em julho deste ano e, ao transferir, provisoriamente, parte do Gabinete da Defensoria para a unidade visitada, visa promover a escuta qualificada de quem atua e também de quem é atendido na unidade, conhecer a estrutura física e de pessoal, vivenciar a realidade e identificar os desafios locais que precisam ser superados e pensar nas soluções. A comitiva já chega na unidade com um relatório diagnóstico produzido pela Diretoria Geral e que elenca dados gerais das unidades, recursos humanos, infraestrutura física, materiais de consumo, mobiliários, equipamentos de informática, conectividade e observações.
“Quando estamos no Gabinete, em Salvador, lidamos com muitos números, dados e informações, mas que precisam ser materializados. Sair de lá e trazer o Gabinete para cá é importante pois, além de prestar contas de tudo que já fizemos nesses sete meses de gestão, colocamos em prática um dos ensinamentos da teoria una: é preciso descer, fazer aquela curva de aprendizagem com quem está na ponta, para que possamos conseguir subir de forma cocriativa, consistente, sabendo quais são as dores de quem está aqui, pensando em soluções que sejam mais próximas da realidade. É para isso que estamos aqui: para construirmos, juntos, esse caminho”, explicou a subdefensora-geral.
A coordenadora executiva das Defensorias Públicas Especializadas, Laissa Rocha, que atua na capital e foi representando a Coordenação das Defensorias Regionais, explicou que um dos desafios é, justamente, alinhar a atuação entre quem atua em Salvador e no interior. “Desde o início da gestão temos esse objetivo de promover a integração e o diálogo entre capital e interior, pois, antes, observamos que a Defensoria parecia estar em universos paralelos: de um lado a capital e, do outro, o interior. A Defensoria Pública da Bahia é uma só e precisamos estar, cada vez mais, integrados”, propôs.
Entre os assuntos abordados estavam a criação de novas unidades defensoriais de provimento por substituição cumulativa, descentralização orçamentária, transparência, ferramentas de controle, contratos, nova frota de veículos, almoxarifado virtual, manutenção predial, equipamentos de informática, gestão de pessoas e muito mais. Um dos itens abordados, o cumprimento por parte dos fornecedores do que está previsto nos contratos, foi resolvido pelo diretor administrativo Leandro Ferreira justamente durante a visita. “O Gabinete Itinerante tem isso: ouvir e dar resolutividade, algumas vezes de forma imediata, como foi aqui”, assegurou o diretor.
O defensor público que atua em Eunápolis, Henrique Bandeira, aprovou a iniciativa do Gabinete Itinerante e parabenizou a comitiva. “Isso, para mim, é novo. Só vejo em época de campanha para a eleição. Parabéns pela iniciativa!”, destacou o defensor, durante a reunião na unidade.
Na primeira parada, em Teixeira de Freitas, a comitiva foi recebida ao som da Orquestra Neojibá, presenciou a homenagem feita pela unidade ao defensor público Emerson Halsey Soares, que completou 10 anos de atuação no Júri da comarca e ainda visitou as instalações do Conjunto Penal.
Já as visitas em Eunápolis e Porto Seguro incluíram, também, reuniões com os prefeitos Robério Oliveira e Jânio Natal, respectivamente, para tratar sobre o fortalecimento da Defensoria. Em Porto Seguro, inclusive, já foram iniciadas as buscas por um terreno que será doado pela Prefeitura e abrigará a sede da Defensoria. “Está feito o pedido! A Defensoria Pública faz um trabalho importantíssimo em defesa da nossa sociedade. Nós só temos que agradecer. Assim que encontrarmos a área, formalizamos a doação”, garantiu o prefeito Jânio Natal.














