Pular para o conteúdo principal Logo Defensoria
                   

Acessibilidade

Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Defensoria promove educação em direitos para idosos(as) de Mundo Novo com presença da Unidade Móvel

Além dos atendimentos, foram realizadas palestras orientando sobre cuidados com fraudes bancárias
13/10/2025 02:10 | Por Naiara Pinto
Defensoria promove educação em direitos para idosos(as) de Mundo Novo com presença da Unidade Móvel
Defensoria promove educação em direitos para idosos(as) de Mundo Novo com presença da Unidade Móvel

Em sua primeira passagem pela cidade de Mundo Novo, na borda da Chapada Diamantina, a Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública da Bahia realizou 73 atendimentos ao longo da itinerância realizada nos dias 8 e 9 de outubro. Além dos atendimentos com orientações jurídicas, consultas processuais e acordos de alimentos, guarda e pensão, a presença da Defensoria na cidade também levou educação em direitos para idosos(as) atendidos(as) pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

Moradoras de Umbuzeiras, na zona rural de Mundo Novo, as duas vizinhas e amigas de longa data Noeli de Lima, 55, e Giselia Monteiro da Silva, 68, buscaram a UMA para confirmar se são filhas do mesmo pai. “O pessoal comentava que a gente parecia ser irmã. Até que esses dias ela está sendo minha vizinha e, no meu aniversário, minha filha comentou que a gente se parece demais”, contou dona Noeli. “Meus pais já são falecidos, a mãe dela também, e aí a gente veio tirar a dúvida. Quem sabe não ganho uma irmã?”, finaliza.

Cerca de 73 idosos(as) participaram de uma roda de conversa sobre fraudes bancárias e tarifa social na conta de água. que aconteceu em dois momentos: primeiro no CRAS e depois na área de espera da UMA. As defensoras públicas Nayana Gonçalves e Eliana Reis orientaram a população sobre cuidados a serem tomados a fim de evitar golpes bancários.

Para a defensora Nayana Gonçalves, oportunidades como essa capacitam a população a reconhecer seus direitos e os defenderem de forma mais autônoma. “Muitas pessoas não sabem que têm direito à proteção contra abusos, de diversas ordens, ou desconhecem que a Defensoria Pública pode ajudá-las. As palestras funcionam como porta de entrada para o acesso à Defensoria, aproximando a instituição da comunidade”, destaca.

A iniciativa foi elogiada por uma das coordenadoras do serviço de convivência adolescente e idosos do município, Ressiane Silva de Oliveira. “Vimos que eles tiraram bastante dúvidas e saíram esclarecidos, e bastante animados com as informações que colheram aqui. Inclusive eu, que tinha dúvida também, saí esclarecida e agora a gente já volta para trabalhar executando as informações corretas”, avalia.

A passagem da UMA por Mundo Novo também foi marcada pelas visitas institucionais da prefeita do município, Ana Paula Costa, do deputado estadual, Eduardo Alencar, e da secretária municipal de educação, Tassiane Mendes. Representantes da DPE/BA também prestigiaram a inauguração da base avançada da Companhia Independente de Policiamento Tático – Chapada da Polícia Militar

A defensora pública e coordenadora da UMA, Camila Berenguer, reforça a importância das relações interinstitucionais para a realização das itinerâncias. “É muito importante quando a Unidade Móvel é apoiada pelo município na sua visita à cidade. A população consegue acessar os nossos serviços de forma mais fácil, a procura pelos atendimentos é maior, a parte de educação em direitos surte mais efeitos e a população fica mais consciente”, conclui. A próxima itinerância da UMA será para Nova Canaã, entre os dias 19 e 23 de outubro.