Pular para o conteúdo principal Logo Defensoria
                   

Acessibilidade

Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Reunião temática debate raça, classe e desigualdades estruturais no Direito de Família

10/10/2025 12:10 | Por Priscilla Dibai
Reunião temática debate raça, classe e desigualdades estruturais no Direito de Família
Reunião temática debate raça, classe e desigualdades estruturais no Direito de Família

A Defensoria Pública da Bahia realizou, nesta sexta-feira (10), a 1ª Reunião Temática da Especializada de Família e Sucessões, no auditório da Escola Superior da Defensoria (Esdep), em Salvador. O encontro, que aconteceu de forma híbrida, reuniu defensores(as), servidores(as) e estagiários(as) para discutir raça e classe e suas implicações no Direito de Família.

A palestra de abertura foi ministrada pela advogada e presidenta da Comissão de Diversidade e Inclusão Racial do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Gabriella Andréa Pereira. Em sua fala, ela abordou como raça e classe influenciam decisões judiciais e as próprias dinâmicas familiares, apontando a necessidade de um olhar crítico e comprometido com a inclusão e diversidade.

“O Direito de Família não está apartado das estruturas sociais que reproduzem desigualdades. É preciso reconhecer como o racismo e as condições econômicas impactam na organização das famílias, no tamanho do Estado e nas instituições, tal qual a escola, os equipamentos de saúde e o próprio Judiciário em si”, afirmou.

As coordenadoras da Especializada de Família da DPE/BA, Suelen Bury e Mariana Araújo, reforçaram a importância do encontro como espaço de reflexão e fortalecimento da atuação defensorial. Elas destacaram que iniciativas como esta contribuem para o aprimoramento do olhar institucional sobre as múltiplas realidades das famílias atendidas pela Defensoria. A atividade também contou com a presença do diretor da Esdep, Alan Roque.

O ciclo de reuniões temáticas faz parte das ações de formação continuada promovidas pela DPE/BA, fortalecendo o debate, a troca de conhecimento e o aprimoramento da prática institucional, sempre com a perspectiva de promover direitos, justiça social e respeito às diversidades.