A Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) realizou, nesta terça-feira (30), a formação inicial para os(as) novos(as) residentes jurídicos(as) que atuarão em diversas unidades da Defensoria pelo estado. Ao todo, cerca de 60 pós-graduandos(as) do Direito foram recepcionados(as) e participaram da formação de forma presencial e on-line, marcando o início de uma jornada que terá duração de um ano, podendo ser prorrogada por igual período.
O Programa de Residência Jurídica da DPE/BA visa proporcionar o aprimoramento da formação prática e teórica de bacharéis em direito. Os(as) residentes foram selecionados(as) por meio de processo seletivo e terão a oportunidade de vivenciar o dia a dia da Defensoria, colaborando diretamente com defensores(as) públicos(as) nas atividades institucionais.
A abertura do programa foi marcada por uma fala de boas-vindas do diretor da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDEP), Alan Roque, que destacou a importância da residência para o fortalecimento da missão institucional da Defensoria e de todos(as) os(as) envolvidos(as). “A residência é um passo importante para a formação profissional, para a instituição e para o defensor. Desejo boas-vindas e um excelente curso”, disse.
De acordo com o coordenador de estágio de nível superior, Gabriel Tavares, o programa impacta na preparação e valorização do(a) profissional. “A gente está diante de um projeto estratégico e sensível da administração, que permite que os participantes adquiram experiências e reforcem sua formação na pós-graduação. Além disso, é um estímulo à valorização e ao reconhecimento, pois possibilita não apenas o envolvimento de assessores residentes que estão conhecendo a Defensoria Pública, mas, sobretudo, a possibilidade de valorização e continuidade de ex-estagiários aqui na instituição”, destacou.
A programação contou ainda com a apresentação e diálogo com a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), que falou sobre questões administrativas essenciais aos(as) colaboradores(as), como pagamento, auxílio transporte, férias e processos de desligamento. Também houve uma palestra magna com a controladora geral e professora de Direito Constitucional Tâmara Rego. No próximo encontro, os(as) residentes serão apresentados(as) virtualmente às especializadas e passam a ser designados(as) para as atividades.



