Jequié, Itabuna, Camacan e Ilhéus. Esse é o roteiro da segunda etapa do projeto Gabinete Itinerante da Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA), que acontece de 1º a 3 de outubro. Através da iniciativa, a equipe gestora da instituição tem visitado as unidades do interior para conhecer de perto as necessidades jurídicas da população.
O objetivo é reunir dados e informações, ouvir defensoras e defensores, servidoras e servidores, além da população atendida, para subsidiar estratégias de atuação mais eficazes e adaptadas às particularidades de cada local. Para a defensora-geral, Camila Canário, a interiorização da gestão é fundamental para compreender de forma real as demandas de cada território. Em Jequié, o momento de diálogo também vai contemplar a equipe de Ipiaú, que é administrativamente subordinada à 12ª Regional.
“Vivemos uma experiência muito rica na primeira etapa do Gabinete Itinerante, há pouco mais de dois meses. Conseguimos ouvir as necessidades locais e dar encaminhamentos concretos. Para esta segunda etapa, nossa expectativa é repetir esse êxito e, sobretudo, consolidar um canal direto de aproximação com a população e com as equipes da Defensoria.”, afirma Camila Canário.
A primeira etapa do projeto aconteceu em julho deste ano e contemplou seis cidades. Na ocasião, o Gabinete Itinerante esteve em Barreiras, Santa Maria da Vitória, Luís Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa, Feira de Santana e Alagoinhas. Demandas estruturais, administrativas e relacionadas ao atendimento à população em cada localidade foram apontadas pelos defensores(as) e servidores(as) de cada unidade.
Confira abaixo o roteiro da segunda etapa do projeto:
01/10 – 14h – Jequié* (Rua Manoel Vitoriano, nº 510, Campo do América)
02/10 – 10h30 – Itabuna (Av Nações Unidas, 732, Centro)
02/10 – 14h30 – Camacan (Av Dr João Vargens, 326, Centro)
03/10 – 9h – Ilhéus (Condomínio Empresarial 255 Office – Rua Rotary, nº 255, Cidade Nova)
*reunião conjunta com equipe de Ipiaú