Nesta quinta-feira (25), a Defensoria Pública da Bahia levou a Unidade Móvel de Atendimento (UMA) ao mutirão de serviços do programa “Colo pra Mãe”, no Parque da Cidade, em Salvador. A iniciativa faz parte do “Setembro Verde”, campanha que chama atenção para a importância da inclusão e dos direitos das pessoas com deficiência.
Durante toda a manhã, a Defensoria ofereceu serviços jurídicos, incluindo agendamentos, orientações e educação em direitos. Ao todo, foram 60 atendimentos, prestados por uma equipe de mais de 15 pessoas, incluindo defensores(as) e servidores(as).
Uma das primeiras pessoas atendidas pela DPE foi Elisângela Souza. Ela buscava atendimento para o filho de sete anos, que precisa de acompanhamento médico com neurologista. “Vim aqui, porque preciso de encaminhamento médico para meu filho, que está tendo dificuldades na escola e problemas de comportamento, ansiedade e agressividade”, explicou.
Participaram do mutirão os(as) coordenadores(as) da Especializada de Direitos Humanos, Cláudia Ferraz e Alex Raposo; da Unidade Móvel, Camila Berenguer; de Família, Suellen Bury e Mariana Araújo; da Especializada Cível, Eliana Reis; e da Defesa da Criança e do Adolescente, Carmen Novaes, além da defensora pública Gisele Aguiar.
Para além da Defensoria, atuaram no evento as secretarias municipais da Educação e da Saúde. De acordo com os organizadores, a ideia do mutirão é cuidar, dar suporte emocional, compartilhar informações, oferecer aprendizado e garantir os direitos de mães e/ou cuidadores de pessoas com deficiência.
Na ocasião, houve palestra sobre seletividade alimentar, lanche, brincadeiras e recreação para as crianças, posto de vacinação, aferição de pressão, música, entre outras atividades.














