Pular para o conteúdo principal Logo Defensoria
                   

Acessibilidade

Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Valorização da vida é tema de palestra do Setembro Amarelo da DPE/BA

Em parceria com o Humanize Espaço Integral, a palestra “Uma vida repleta de sentido faz mais sentido” foi conduzida pela psicóloga Flávia Nunes
22/09/2025 03:09 | Por Thais Faria
Valorização da vida é tema de palestra do Setembro Amarelo da DPE/BA
Valorização da vida é tema de palestra do Setembro Amarelo da DPE/BA

No mês dedicado à prevenção ao suicídio, a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) realizou, nesta segunda-feira (22), mais uma atividade da campanha Setembro Amarelo, reafirmando o compromisso da instituição com a promoção da saúde mental e da valorização da vida.

A abertura do evento foi musical! Os servidores Cleiton do Amor Divino e Marina Cunha trouxeram música para dar o tom da manhã de troca e acolhimento. Em seguida, em parceria com o Humanize Espaço Integral, foi realizada a palestra “Uma vida repleta de sentido faz mais sentido” conduzida pela psicoterapeuta Flávia Nunes, no Auditório 1 da Escola Superior da Defensoria, no CAB, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube. A palestra integra a programação especial do Setembro Amarelo organizada pela DPE/BA, que prevê conscientização, acolhimento e incentivo ao cuidado com a vida.

Durante a fala, a especialista instigou o público a refletir sobre os momentos em que viver se mostra realmente valioso e pleno de sentido. “Quando foi a última vez que você sentiu que viver realmente vale a pena? Que para além de trabalhar, pagar contas e esperar a sexta-feira, a vida tem sentido, te faz crescer e te realiza?”, provocou Flávia Nunes, abrindo a discussão sobre caminhos possíveis para fortalecer o bem-estar emocional e a construção de uma vida mais significativa. A palestrante falou da importância de 5 pilares para a melhoria da qualidade de vida: presença, autoresponsabilização, autocuidado, autoconhecimento, autorespeito.

Já o defensor público e diretor da Esdep, Alan Roque, ressaltou a importância de garantir um ambiente de trabalho saudável e pensando nas pessoas que fazem a instituição. “São práticas de cuidado que devemos manter não apenas em setembro, mas durante o ano todo”, diz o diretor. 

A iniciativa foi promovida pela Diretoria de Gestão de Pessoas da Defensoria e pela Escola Superior da DPE/BA, com o objetivo de oferecer aos defensores(as), servidores(as) e estagiários(as) um espaço de escuta e diálogo em torno da saúde mental.