Agora é oficial: Nudem Bahia passa a atender mulheres em todo o estado
Na 260ª Sessão Extraordinária do Conselho Superior, realizada com a presença de todos os membros do órgão colegiado e da coordenadora, Dra. Cláudia Ferraz, foi aprovada, por unanimidade, a criação e regulamentação do Núcleo Especializado de Defesa das Mulheres – NUDEM Bahia.
Com a decisão, o NUDEM BAHIA passa a integrar de forma permanente a estrutura da Defensoria, garantindo atendimento especializado, humanizado e estratégico às mulheres em situação de violência. A defensora pública-geral, Camila Canário, destacou que “Proteger a vida das mulheres é um compromisso diário da Defensoria Pública. O NUDEM BAHIA, oficialmente instituído pela nossa gestão, tem o objetivo de integralizar políticas e finalmente alcançar os 417 municípios do Estado da Bahia, estruturando uma política institucional própria e agora verdadeiramente dotada de identidade. Damos um passo importante na consolidação de uma política pública permanente de enfrentamento à violência de gênero.”
Somente entre janeiro e 30 de julho de 2025, foram contabilizados 3.411 atendimentos em Salvador, através do NUDEM, um aumento superior a 50% em relação ao mesmo período de 2024. Nesse intervalo, foram solicitadas 396 medidas protetivas de urgência através do núcleo. Para a coordenadora da Especializada de Direitos Humanos, Dra. Cláudia Ferraz, “A formalização do NUDEM Bahia reconhece o trabalho diário da Defensoria na defesa das mulheres em situação de violência e reafirma o compromisso institucional com a pauta. A medida amplia o alcance da DPE/BA em todo o Estado, fortalecendo a promoção dos direitos humanos e o combate à violência de gênero.”.
O atendimento no NUDEM BAHIA pode ser buscado sem agendamento prévio e sem necessidade de boletim de ocorrência, o que garante rapidez e segurança para mulheres em situação de violência. Para a conselheira, Dra. Elaina Rosas, “A criação do NUDEM BAHIA é um marco para a defesa das mulheres na Bahia. Durante a sessão, apresentei propostas, que foram aprovadas pelo colegiado, como a cooperação com universidades, mutirões em regiões remotas, canais digitais e formação contínua. Essas medidas ampliam o acesso à justiça e fortalecem a atuação da Defensoria no enfrentamento à violência de gênero.”
A criação fortalece ainda a atuação transversal da DPE/BA na defesa dos direitos humanos e amplia a capacidade de articulação com órgãos da rede de proteção. Além do atendimento jurídico, o núcleo atua na promoção de ações educativas e campanhas de conscientização. Neste mês, por exemplo, integra a programação do Agosto Lilás, que reforça a importância do enfrentamento à violência doméstica e familiar. A campanha inclui atendimento especial nos dias 20 e 21 de agosto, das 8h às 17h, na Estação de Metrô CCR Aeroporto, com serviços de orientação jurídica, apoio psicossocial e exposição de histórias reais de mulheres atendidas pela Defensoria.