Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Ouvidora-geral da Defensoria recebe prêmio Mulheres Negras Contam Suas Histórias

Tamikuã Pataxó foi uma das 10 escolhidas por representantes da sociedade civil por sua luta na defesa dos direitos dos povos indígenas
28/07/2025 11:07 | Por Ingrid Carmo
Ouvidora-geral da Defensoria recebe prêmio Mulheres Negras Contam Suas Histórias
Ouvidora-geral da Defensoria recebe prêmio Mulheres Negras Contam Suas Histórias

No Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, 25 de julho, a ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Tamikuã Pataxó, foi uma das dez homenageadas com o prêmio Mulheres Negras Contam Suas Histórias. Concedido pela Associação de Terreiros da Bahia – Egbé Axé, o prêmio chega à sua 13ª edição e homenageia mulheres negras que promovem a transformação social em seus territórios. O evento foi realizado no Palacete Tira Chapéu, em Salvador.

Representando a defensora-geral Camila Canário no evento, a assessora do Gabinete para Assuntos Interinstitucionais, Laura Fagury, ressaltou o quanto a Defensoria fica honrada com o recebimento deste prêmio pela ouvidora. “Esse prêmio é um reconhecimento da trajetória de Tamikuã na área de educação, na luta pelos direitos dos povos indígenas e, mais recentemente, à frente da nossa Ouvidoria Cidadã. Isso nos deixa muito honrados por, agora, fazermos parte da história dela, da história de vida, de luta e de resistência que ela contou aqui”, destacou.

Ao contar sua história, Tamikuã Pataxó trouxe relatos sobre a luta dos povos indígenas e o quanto este prêmio a motiva a continuar. “Receber este prêmio em meio a tantas mulheres negras que constroem suas histórias é mais do que uma honra, é uma convocação à continuidade da luta. A Defensoria Pública tem sido uma aliada na escuta ativa dessas lutas e este prêmio é um impulso para que possamos seguir escrevendo e vivendo histórias coletivas de liberdade, com coragem, ternura e justiça”, destacou a ouvidora, que foi aplaudida de pé pelo público, seu povo e familiares presentes.

Além de Tamikuã Pataxó, esta 13ª edição do prêmio Mulheres Negras Contam Suas Histórias homenageou a professora Juliana Nery Cardoso, a pró-reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA, Cássia Maciel; a psicóloga Laíse Brito; a vereadora da cidade de Alagoinhas, Juci Cardoso; a yalorixá Mãe Nicinha de Nanã; a coordenadora da Associação Nacional das Baianas de Acarajé – Abam, Rita Santos; a percussionista Tauana Bomfim; a tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Rosângela Reis; e a secretária de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude de Salvador – SPMJ, Fernanda Lordelo. A escolha foi feita por uma comissão formada por representantes da sociedade civil.

A coordenadora da Especializada Cível da Instância Superior da DPE/BA, Walmary Pimentel, e a ex ouvidora-adjunta da Instituição (2023-2025), Rutian Pataxó, também estiveram presentes na cerimônia de premiação.