Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Sábado de itinerância no bairro São Caetano

A DPE/BA participou do Projeto Haja, prestando orientação jurídica, consulta processual, agendamento de demandas e educação em direitos
12/07/2025 01:07 | Por Priscilla Dibai
Sábado de itinerância no bairro São Caetano
Sábado de itinerância no bairro São Caetano

Moradores do bairro de São Caetano e região receberam orientação jurídica da Defensoria Pública da Bahia, em mais uma edição do Projeto Haja. Os atendimentos aconteceram neste sábado (12), na quadra do bairro, na Base Comunitária de Segurança.

A DPE/BA ofereceu serviços de orientação jurídica, consulta processual, agendamento e distribuição de material educativo, como cartilhas e folders. Apenas pela manhã, foram atendidas mais de 50 pessoas.
A coordenadora da Especializada Cível, Eliana Reis, afirmou que as principais demandas foram nas áreas de Saúde, Família e benefícios sociais.

“Foi uma atividade bastante positiva, na qual pudemos orientar os(as) assistidos(as) sobre diferentes questões. Houve grande procura para as áreas de saúde, sobretudo marcação de exames e consultas, pensão alimentícia e também orientação sobre benefícios e direitos”, explicou.

Buscando marcar uma tomografia computadorizada, o aposentado Jacinto de Souza recorreu à DPE/BA para tentar agilizar a demanda em saúde. Ele recebeu orientação jurídica e foi instruído sobre os documentos e procedimentos necessários. “Já estou com idade e preciso conseguir fazer esse exame o mais breve possível”, explicou.

A coordenadora de Fazenda Pública, Martha Cavalcanti, fez questão de pontuar a importância de a Defensoria ir até as comunidades, se aproximando da população que mais precisa. “A ideia é ampliar o atendimento, trazendo nossos serviços até as comunidades, que muitas vezes têm dificuldades de acesso às nossas sedes e unidades”, afirmou.

A presidente do Projeto Haja, Ana Maria Bispo, comentou sobre a parceria entre a Defensoria e o Projeto, que vem desde 2017. “Procuramos instituições que têm compromisso com o próximo, com a população mais carente. Daí veio a parceria com a Defensoria. Percebemos que existem serviços e direitos que a população sequer tem conhecimento. Então trazer isso para as comunidades é muito gratificante”, ressaltou.

Ela informou que a próxima edição do Projeto Haja acontece em 18 de outubro, no bairro de São Marcos, e será alusivo ao Dia das Crianças. De acordo com Ana Maria Bispo, a meta é atender um total de 200 pessoas da região, incluindo todos os serviços, desde atendimento jurídico até fisioterapia e consultas oftalmológicas.