A Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA) marcou presença no tradicional cortejo do Dois de Julho, celebrado hoje em Salvador. O cortejo teve início no Largo da Lapinha, com a procissão do caboclo e da cabocla, seguidos pelos blocos e grupos até o Pelourinho. O 2 de Julho remete à vitória baiana sobre as tropas portuguesas em 1823, sendo celebrado como um marco de identidade, resistência e emancipação.
O hasteamento das bandeiras em frente ao Pavilhão Dois de Julho e a entrega das coroas de flores no busto do General Labatut contaram com a presença de diversas instituições e organizações do estado da Bahia. Para a defensora pública geral, Camila Canário, a data é muito significativa, pois reconhece a luta de baianos e baianas que foram invisibilizados na história e celebra as instituições democráticas de direito.
“É importante lembrar que foram marisqueiras, pessoas pretas, pessoas indígenas, mulheres que lutaram pela liberdade. Todas elas construíram a nossa história. Através de Maria Felipa, de Joana Angélica e de Maria Quitéria nós tivemos a consolidação da força feminina. Estamos juntas e juntos aqui hoje para fomentar a força do povo. Viva o Dois de Julho e viva a Defensoria Pública da Bahia”, afirma Canário.
A jornalista Rita Batista, ao encontrar a Defensoria no desfile, registrou sua admiração pelo trabalho da instituição: “Não há nenhuma possibilidade de termos justiça, de termos Estado Democrático de Direito, de termos acesso aos direitos sem a Defensoria Pública da Bahia. Eu gostaria de convocar as pessoas que não conhecem o trabalho da instituição a conhecerem e saberem que existe acesso à justiça gratuita e de qualidade, além de ser um serviço de excelência!”, disse Rita.
E como forma de se aproximar ainda mais da população e divulgar a missão da Defensoria, o desfile de 202 anos da festa da Independência do Brasil na Bahia contou com a participação do bloco da Associação de Defensores e Defensoras da Bahia (ADEP-BA), que levava informação sobre a instituição, sobre a atuação de defensores e defensoras, ressaltando a importância da DPE/BA para a sociedade baiana.















