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Material educativo sobre apostas on-line é distribuído em núcleos de defesa do consumidor

Como parte da campanha educativa, a Defensoria visitou e distribuiu informativos na Decon e no Procon
20/02/2025 11:02 | Por Priscilla Dibai
Material educativo sobre apostas on-line é distribuído em núcleos de defesa do consumidor

A fim de chamar a atenção para as consequências das apostas on-line, inclusive o risco de superendividamento e vício, a Defensoria Pública da Bahia desenvolve campanha informativa, a fim de conscientizar a população sobre o tema. Como parte da iniciativa, tem visitado órgãos públicos e entregado o material pessoalmente. Nesta quarta-feira (19), a distribuição aconteceu na Decon (Delegacia do Consumidor) e no Procon/BA (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), no Centro de Salvador.

A coordenadora da Especializada Cível, Berta Modesto, e a coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor da DPE (Nudecon), Eliana Reis, aproveitaram a visita para reforçar o compromisso da Defensoria com a defesa e a proteção dos consumidores vulneráveis. O material informativo surge em um contexto em que as apostas on-line se tornaram uma preocupação nacional, sendo o impacto negativo entre os mais vulneráveis.

“Agendamos essas visitas, no sentido de promover uma atuação integrada, garantindo a proteção e a defesa dos direitos do consumidor vulnerável. Essa campanha é importante para conscientizar e alertar, sobretudo o nosso público, sobre os riscos e consequências das apostas on-line”, afirmou Berta Modesto.

Para o delegado titular da Decon, Thiago Costa, a iniciativa é positiva e interessa à Polícia Civil. “É um tema que a gente já vem tratando aqui na delegacia: apostas, golpes, fraudes eletrônicas. Então é muito interessante, muito educativo esse material e vai servir como orientação para os policiais da nossa delegacia e também para a sociedade, com quem a gente trabalha diariamente”, comentou.

As defensoras também se reuniram com o superintendente do Procon-BA, Tiago Venâncio, com quem discutiram a possibilidade de parcerias e cooperações futuras. “Viemos ao Procon tanto para que eles nos ajudem a fazer a divulgação do material informativo, quanto para discutir possibilidades de cooperação, a fim de dar ampla cobertura de atendimento ao consumidor vulnerável, principalmente aquele em condição de superendividamento”, pontuou Eliana Reis.

Tiago Venâncio afirmou que é sempre importante fortalecer a parceria que já existe entre o Procon e a Defensoria. “Já somos parceiros, mas quanto mais articulada a relação, mais podemos trabalhar pelo consumidor”, afirmou.

Dados recentes apontam que a população brasileira perdeu R$ 24 bilhões em apostas e 7 milhões de pessoas estão endividadas pelo motivo acima. O quadro é preocupante, inclusive, entre os(as) beneficiários(as) do Bolsa Família, que gastaram R$ 3 bilhões em apostas on-line, somente em agosto de 2024, o equivalente a 20% dos recursos do programa social.

Ao longo da semana, as defensoras distribuíram o material educativo sobre as apostas on-line em outras Especializadas da DPE, como a de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente; a de Proteção aos Direitos Humanos; e a de Família. O folder informativo foi produzido pela Assessoria de Comunicação da DPE e está disponível para download no site da instituição (clique aqui).

Fotos: Mateus Bonfim