Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Estagiários de Direito poderão continuar trabalhando como residentes na Defensoria após seleção interna

Novo edital de processo seletivo será publicado em maio
08/05/2025 04:05 | Por Ascom DPE-BA
Estagiários de Direito poderão continuar trabalhando como residentes na Defensoria após seleção interna

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) vai lançar um programa que permitirá que estudantes de Direito continuem atuando na instituição após o encerramento do estágio tradicional. A proposta prevê a criação de um processo seletivo interno voltado para estagiários que se destacarem, possibilitando que ingressem como residentes jurídicos.

O objetivo da iniciativa é fortalecer a formação dos estudantes e, ao mesmo tempo, garantir a continuidade de um trabalho qualificado em defesa da população mais vulnerável. Para o defensor público e diretor da Escola Superior da Defensoria Pública, Alan Roque Araújo, o programa representa uma mudança de perspectiva sobre o papel dos estagiários na instituição. “É uma nova forma de olhar e tratar os estagiários, buscando a melhoria na capacitação e, consequentemente, uma boa entrega para o público”, afirma.

Segundo ele, o programa vai oferecer formação contínua durante o estágio e uma nova oportunidade de ingresso na Defensoria após a graduação. “Se forem bem avaliados por defensores e defensoras, os estagiários poderão voltar como residentes. Será uma forma de segurar os bons estudantes e garantir um serviço ainda mais qualificado, com a perspectiva de seguir na Defensoria enquanto cursam uma pós-graduação”, explica.

A iniciativa também busca atender ao desejo recorrente dos estagiários de permanecer na instituição. De acordo com o coordenador de Estágio de Nível Superior, Gabriel Tavares, a experiência prática adquirida na DPE-BA prepara os jovens para os desafios do mercado jurídico e os aproxima da missão institucional de defesa dos direitos humanos. “Eles saem com uma visão mais prática e qualificada, com desejo de voltar, seja como residentes, servidores ou até defensores públicos”, comenta.

Tavares destaca ainda que o estágio na Defensoria é marcado por valorização, escuta ativa e oportunidades de aprendizado em diferentes áreas. “Realizamos rodízios a cada seis meses para que os estudantes conheçam diversas frentes de atuação. A Defensoria contribui com a formação, dialoga com as faculdades e oferece condições para uma vivência transformadora, tanto para o estudante quanto para a instituição”, ressalta.

Novo edital para seleção de estágio em maio

Ao final deste mês de maio, será publicado um novo edital de processo seletivo com vagas para estágio não apenas em Direito, mas também em nível médio e técnico. O certame contemplará diversas regiões da Bahia e contará com ações afirmativas e isenção de taxa para candidatos em situação de vulnerabilidade.