Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Micareta de Feira 2025: DPE/BA inicia atendimentos e reforça presença na folia

Até o dia 4 de maio, a DPE/BA realiza atendimentos em dois pontos estratégicos da folia
01/05/2025 08:05 | Por Rafael Flores
Micareta de Feira 2025: DPE/BA inicia atendimentos e reforça presença na folia

Fotos: Dedeco Macedo, Queite Oliveira e Naiara Pinto

Neste feriado do Dia do(a) Trabalhador(a), a Defensoria Pública do Estado da Bahia deu início às suas atividades em uma das maiores festas de carnaval fora de época do país. O primeiro dia da Micareta de Feira de Santana já reservou momentos marcantes, como a primeira visita de Camila Canário à cidade como defensora pública geral, a abertura oficial dos trabalhos institucionais e, claro, os primeiros atendimentos à população.

Ainda pela manhã, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, foi realizada a cerimônia de abertura do Plantão Integrado de Direitos Humanos, coordenado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), em parceria com a DPE/BA e mais de 20 instituições públicas e da sociedade civil.

Em seu discurso durante o evento, Camila Canário afirmou que, embora a Micareta seja um momento de alegria, a grande concentração de pessoas também pode favorecer violações de direitos. “É preciso que as instituições unam forças para alcançar a população, promover educação em direitos e oferecer serviços que normalmente não estão disponíveis durante o feriado”, declarou.

O secretário da SJDH, Filipe Freitas, também destacou a importância da ação: “Temos a convicção de que estamos inaugurando uma nova forma de realizar festas populares no nosso estado. Podemos afirmar com segurança que essa é a maior estratégia de promoção de direitos humanos em festas populares no Brasil, tanto pelo volume de recursos e pessoas envolvidas quanto pela qualidade dos resultados obtidos.”

O impacto da presença da Defensoria na festa já pôde ser notado durante uma breve caminhada da equipe pela avenida Getúlio Vargas. Enquanto uma comitiva de camisas verdes atravessava a rua, o catador de material reciclável Arivaldo Sales interrompeu seu trabalho, colocou os pertences no chão e aplaudiu. “Aplaudo sempre o trabalho da Defensoria. Uma vez, no carnaval de Salvador, fui agredido e foi a Defensoria que me defendeu. Ela está sempre aqui por mim e por meus amigos”, contou.

As camisas verdes também chamaram a atenção de Amanda, que subiu para atendimento no caminhão da Unidade Móvel de Atendimento, estacionado dentro do circuito. “Vim procurar informações sobre o que podemos fazer para meu marido voltar a receber o auxílio-aluguel”, explicou. Como o casal reside em Salvador, o caso foi devidamente encaminhado.

Marcelo Rocha, coordenador da 1ª Regional da Defensoria Pública, com sede em Feira, explica que, embora o foco do plantão de atendimentos esteja nas demandas urgentes, uma variedade de serviços é oferecida: “Nosso trabalho vai desde a orientação sobre direitos da população até a salvaguarda de direitos sensíveis que eventualmente estejam ameaçados. Por isso, fazemos o chamado ao cidadão hipossuficiente, à população vulnerável, LGBTQIA+, negra, em situação de rua — que nos procurem.”

“É com muita felicidade que reafirmamos nossa presença neste que é um dos maiores eventos do interior do estado. A Micareta de Feira é uma oportunidade de alcançar o público vulnerabilizado, oferecer nossos serviços e levantar a bandeira dos direitos humanos”, concluiu a defensora pública geral.

De 1º a 4 de maio de 2025, a DPE/BA realizará atendimentos em dois pontos estratégicos: na sede institucional (Av. Maria Quitéria, 1.235, Centro) e na unidade móvel na Av. Presidente Dutra, em frente à Fiat Jacuípe (sentido Feira-Salvador).