Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Defensoria participa de simpósio da Fundac sobre socioeducação e direitos humanos

Como instituição que atua ativamente na área da infância e juventude, a DPE teve participação importante na discussão dos temas
10/04/2025 01:04 | Por Priscilla Dibai
Defensoria participa de simpósio da Fundac sobre socioeducação e direitos humanos

Para discutir responsabilização, inclusão, justiça e direitos humanos envolvendo crianças e adolescentes em conflito com a lei, a Defensoria Pública da Bahia participou da abertura do 1º Simpósio Baiano de Práticas e Diálogos Socioeducativos, realizado pela Fundac (Fundação da Criança e do Adolescente), nesta quinta-feira (10), no auditório da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), em Salvador.

O evento, que contou com a presença de diversas autoridades e integrantes do movimento social, reforçou a perspectiva socioeducativa e a formação profissional continuada como fundamentais ao desenvolvimento dos(as) educandos(as). Também destacou a importância do trabalho articulado entre os diferentes órgãos do Estado, sistema de justiça e sociedade civil para o enfrentamento dos desafios existentes.
Representando a Defensoria, a coordenadora da Especializada da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Dedica), Maria Carmen Novaes, ressaltou que a DPE tem ampla atuação junto a crianças e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, seja diretamente no processo judicial, seja na proteção dos direitos humanos e construção de cidadania envolvendo infância e juventude.

“A Defensoria acompanha o sistema socioeducativo garantindo a defesa técnica e a presença institucional junto a esses adolescentes e jovens. Defensores e Defensoras atendem um percentual superior a 90% desse público vulnerável, seja no cumprimento das medidas em regime aberto (prestação de serviços à comunidade), seja na privação de liberdade (semiaberto e internação)”, afirmou.

De acordo com a diretora-geral da Fundac, Regina Affonso de Carvalho, o simpósio é uma forma de compartilhar experiências, debater propostas e fortalecer a construção de uma socioeducação mais empática e humanizada, que valorize a ética, as relações humanas, a diversidade e o crescimento integral dos(as) educandos(as). “Nesses encontros, fortalecemos diálogos e parcerias. Apesar dos desafios permanentes, temos alcançado importantes resultados, inclusive na formação educacional desses jovens”, pontuou.

Fotos Mateus Medina