Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Com foco no cidadão, novo site da Defensoria facilita acesso aos serviços

Com um design moderno e funcionalidades aprimoradas, a nova plataforma facilita o acesso às informações e serviços da Defensoria, garantindo mais transparência e eficácia no atendimento à população
14/02/2025 09:02 | Por Rafaela Dultra
Com foco no cidadão, novo site da Defensoria facilita acesso aos serviços
Com foco no cidadão, novo site da Defensoria facilita acesso aos serviços

Desenvolvido para oferecer uma experiência mais acessível, intuitiva e voltada principalmente ao cidadão, o novo site da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) já está no ar. Na nova plataforma, lançada nesta sexta-feira (14),  os usuários podem encontrar informações detalhadas sobre os serviços oferecidos, canais de atendimento, documentos necessários para solicitações e a localização das unidades da DPE/BA em todo o estado. Além disso, o site conta com ferramentas de acessibilidade, permitindo ajustes no tamanho da fonte e opções de alto contraste, garantindo que todos possam navegar com facilidade.

Uma das grandes novidades é o avatar (no canto inferior direito), uma atendente virtual desenvolvida para auxiliar o cidadão a responder suas dúvidas de forma rápida e eficiente. Com a ferramenta, será possível localizar rapidamente uma sede nos 53 municípios onde está instalada, conferir os horários de funcionamento, cadastrar ou consultar agendamentos e buscar informações sobre os plantões de feriados e finais de semana.

Segundo o coordenador de Comunicação da DPE/BA, Arthur Franco, a criação do novo site com layout totalmente modificado surge da necessidade de ampliar e facilitar o acesso dos usuários, garantindo que tanto o público externo quanto o interno encontrem as informações e serviços de forma mais ágil e intuitiva. “Com um design moderno e navegação simplificada, o site foi pensado para tornar a experiência mais dinâmica e eficiente. Além disso, buscamos acompanhar a evolução digital e a força das redes sociais, ampliando nosso alcance e reforçando o compromisso da Defensoria com a transparência e a acessibilidade”, destaca o coordenador.

Na apresentação realizada na manhã desta sexta-feira (14), no auditório da Escola Superior, a defensora-geral, Firmiane Venâncio, destaca que o novo site comporta todas as informações de interesse do cidadão, de forma simples e intuitiva, representando um importante veículo de informação e divulgação dos serviços. “Educação em direitos não se faz apenas com palestras, também se faz por meio da comunicação, com um novo site, com cartilhas, com o podcast Levante 129”, ressaltou a DPG, citando os diversos produtos da Assessoria de Comunicação.

Venâncio também fez referência à marca dos 40 anos da Defensoria ao lado da logo da instituição no canto superior esquerdo, simbolizando o início da celebração do aniversário com a estreia da plataforma.