Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Expansão: Defensoria reconhece terrenos que municípios de Irará e Jeremoabo pretendem doar para funcionamento da instituição

30/11/2021 12:11 | Por tao_adm
Expansão: Defensoria reconhece terrenos que municípios de Irará e Jeremoabo pretendem doar para funcionamento da instituição

Em mais um encontro para fortalecer vínculos cooperativos em benefício de seu processo de expansão estratégico, a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) se reuniu com a prefeitura de Irará, um dos 22 municípios avaliados como prioritários para implantação de novas sedes da Instituição.

Na ocasião a defensora pública e coordenadora da 1ª Regional, Liliane Miranda do Amaral, foi recepcionada pelo prefeito Derivaldo Pinto Cerqueira, a procurada-geral do município, Isadora Oliveira, e o secretário de Governo, Francisnaldo Xavier.

Além de alinhamentos administrativos, o encontro, que ocorreu na última quinta-feira, 25, foi marcado pela apresentação do terreno que a prefeitura pretende doar para implementação da sede da DPE/BA na cidade. A área apresenta dimensões maiores que 420 m² e está próxima a sede do INSS e em frente ao Fórum da cidade.

“Foi um encontro importante, que dá continuidade aos esforços em nosso caminho de expansão e interiorização. Na mediada que a Defensoria acolhe os assistidos do interior ela está cumprindo com a finalidade constitucional que lhe foi atribuída. O apoio da prefeitura de Irará é promissor no sentido da prestação de nossa assistência aos financeiramente carentes e vulneráveis”, comentou Liliane do Amaral.

Já o prefeito Derivaldo Pinto se colocou à disposição para a implantação do núcleo em Irará e destacou a importância do trabalho da Defensoria. “Uma instituição essencial na defesa dos cidadãos, que promove o acesso à justiça, com a orientação jurídica gratuita”, observou.

A prefeitura de Irará pretende também convocar uma sessão na Câmara Municipal para tratar da análise do projeto de lei pertinente ao tema da implementação da DPE/BA no município.

Jeremoabo

Já na sexta-feira, 19, a DPE/BA se reuniu com a prefeitura de Jeremoabo, município com cerca de 40 mil habitantes que integra o território de identidade do Semiárido Nordeste II. Na ocasião a defensora pública e coordenadora da 10ª Regional, com sede em Paulo Afonso, Bruna Peixoto, foi recepcionada pelo prefeito Derisvaldo José dos Santos, mais conhecido como Deri do Paloma, para tratar sobre a doação de um terreno por parte do município à Defensoria com vistas à instalação dos serviços defensoriais na cidade.

“Fomos bem acolhidos e o encontro foi proveitoso. A administração compreende bem os benefícios da Defensoria para a cidade e seus habitantes. Eles conhecem que há muitas demandas jurídicas reprimidas, especial¬mente na área de família. Além disso, há comunidades quilombolas na cidade para quem a presença da Defensoria é muito importante”, comentou Bruna Peixoto.

Também participaram do encontro, o vice-prefeito José Fábio dos Santos, o chefe de gabinete, Valadares Farias Neto; o secretário de Finanças, José Antônio dos Santos Neto; o procurador municipal, Ailton Silva Dantas, e a procuradora adjunta, Brenda Teles Gama Silva.