COMUNICAÇÃO

Falecimento do jurista Saul Quadros, ex-presidente da OAB-BA, é lamentado pela Defensoria baiana

02/06/2021 14:52 | Por Lucas Fernandes DRT/4922

Vítima da Covid-19 no estado, Saul deixa esposa e três filhos, todos advogados.

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA manifesta seu pesar e os seus sentimentos a toda a família e amigos do advogado Saul Venâncio de Quadros Filho, 79 anos, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA).

Mais uma vítima da Covid-19 no estado, o advogado faleceu nesta quarta-feira (02), deixando um vazio no quadro do Sistema de Justiça baiano.

“Dr. Saul era reconhecidamente um grande jurista baiano, que honrou a função que exerceu como presidente da OAB na seccional Bahia. Todos aqueles que acompanharam a sua trajetória e que vivem o dia a dia do Sistema de Justiça baiano nesse momento lamentam essa partida precoce”, declarou o defensor público geral da Bahia, Rafson Saraiva Ximenes.

A defensora pública Maria Célia Nery Padilha, que foi defensora-geral da Bahia no biênio 2011 – 2013 (período em que Saul exercia a presidência da OAB-BA) também manifestou seu pesar pelo acontecido. “Nós tínhamos diálogo e compreensão mútua, muita parceira. Participamos juntos de diversos momentos importantes, como na tentativa de conciliação nas greves da polícia militar em 2012. Havia uma interação muito boa com a Defensoria”, destacou Célia.

“Fez um trabalho muito grande em defesa das garantias dos advogados. Sempre defendeu o trabalho da Defensoria e de toda a carreira jurídica do Estado. Participei de muitos eventos a convite dele. É uma triste surpresa, uma grande perda para o Direito, desejo toda força e resignação à família”, concluiu a ex-gestora da Defensoria.

Saul era também professor de Direito Constitucional e Direito do Trabalho. Construiu um digno e combativo trabalho como advogado. Formou-se na UFBA, foi líder estudantil e presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Também foi procurador-geral do Município de Salvador, e militava nas áreas de direito público, cível, empresarial e trabalhista, além de gerir e participar de diversas associações e institutos de carreira jurídica.

Deixa esposa e um legado para a justiça baiana: três filhos, todos advogados. O velório acontece nesta quarta-feira, às 16h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.