Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Defensoria altera horário de funcionamento em dias de jogos da seleção feminina de futebol

17/06/2019 05:06 | Por tao_adm
Defensoria altera horário de funcionamento em dias de jogos da seleção feminina de futebol
Defensoria altera horário de funcionamento em dias de jogos da seleção feminina de futebol

Para torcer pela seleção brasileira durante a Copa do Mundo de Futebol Feminino, que está passando pela primeira vez na tv aberta, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA resolveu suspender o expediente durante os horários dos jogos.

No jogo contra a Itália, na próxima terça-feira, 18 de junho, funcionará até às 15h. Também haverá mudanças no horário do expediente caso a seleção seja classificada para as fases finais.

A medida é pioneira na Instituição e foi proposta pela coordenação da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos da DPE/BA para assegurar a isonomia constitucional em relação à igualdade de gênero e para estimular a valorização das mulheres nos esportes. Em 2018, a Defensoria também suspendeu o expediente para que o corpo funcional pudesse acompanhar as partidas durante a Copa do Mundo de futebol masculino.

“O esporte, em suas várias modalidades,  tem contribuído com a inclusão, sendo tradição brasileira a promoção de torcida para o futebol masculino durante o período de Copa do Mundo, o que justifica, neste aspecto, extensão e estímulo, também, para o fomento da torcida para o futebol feminino“, comentou o defensor público geral da Bahia, Rafson Saraiva Ximenes.

Para a coordenadora da Especializada de Direitos Humanos, Lívia Almeida, é imperiosa a valorização do futebol feminino como forma de enfrentamento à cultura machista e patriarcal e a medida da Defensoria serve de exemplo para os cidadãos e para as instituições públicas e privadas.

“É indispensável que haja posicionamentos a favor da igualdade de tratamento dispensada aos jogos da seleção brasileira masculina. Precisamos acabar com essa ideia de que futebol é coisa de homem. Quando o esporte feminino ganha visibilidade, já é uma forma de se começar a dissipar esse preconceito”, destacou Lívia.