No próximo domingo (2), às 15h30, acontece a Sessão Solene do Conselho Superior de Posse da nova Defensora Pública Geral. Com isso, Firmiane Venâncio do Carmo Souza, atual gestora, deixa oficialmente o cargo, que passa a ser ocupado por Camila Angélica Canário de Sá Teixeira durante o biênio 2025/2027.
A posse administrativa será durante o Plantão de Carnaval de 2025, com transmissão ao vivo no canal do YouTube Defensoria Bahia. No dia 20 de março acontece a Solenidade de Posse, com participação de autoridades e aberta ao público.
Camila Angélica Canário de Sá Teixeira integrou a lista tríplice das candidatas mais votadas pela classe e foi a escolhida pelo Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, para ocupar o cargo máximo da Instituição. A Defensora Pública é titular na área de Auditoria Militar, desenvolvendo, desde 2019, trabalho na defesa da igualdade de representatividade feminina nas carreiras militares. Atuou nas áreas da Família, Cível, Consumidor, Idoso, Fazenda Pública e integra o Núcleo Criminal.
A novo defensora-geral foi conselheira suplente no Conselho Superior da DPE/BA (biênio 2023-2025) e integrou a Diretoria da Associação de Defensoras e Defensores Públicos da Bahia(biênio 2013/2015). É co-autora da Campanha Permanente contra violência institucional e política de gênero nas Defensorias Publicas e co-fundadora da Associação das Mulheres Defensoras Publicas do Brasil – AMDEFA.
Desde o dia 12 de fevereiro, a Defensoria da Bahia instituiu o Comitê de Transição de Governança da DPE/BA, no Centro Administrativo da Bahia, sede da Instituição. Este foi o primeiro passo para a mudança de gestão, pensado para garantir a continuidade administrativa e facilitar a transferência de informações entre as gestões. A respectiva comissão e suas atribuições foram especificadas na Portaria n. 206/2025, publicada no Diário Oficial Eletrônico do respectivo dia.
SERVIÇO
O QUÊ: Transmissão do cargo de defensora pública geral
QUANDO: 2 de março, às 15h30
TRANSMISSÃO: Canal do Youtube Defensoria Bahia