Nesta segunda-feira (20), a semana da Defensoria Pública da Bahia foi iniciada com a apresentação das propostas de quatro candidatas ao cargo de defensora pública geral. Camila Canário, Firmiane Venâncio, Laissa Rocha e Mônica Soares disputam o cargo de gestora da instituição para o biênio 2025-2027. Realizado no auditório da Escola Superior (Esdep), no Centro Administrativo da Bahia, o momento ocorreu com a presença de defensores(as) públicos(as), servidores(as), estagiários(as) e integrantes da sociedade civil.
O processo foi conduzido pela comissão eleitoral da Defensoria da Bahia, formada pelos (as) defensores(as) Liliana Cavalcante, Gilmar Bittencourt e Daniela Azevedo. Na ocasião, as candidatas tiveram 20 minutos para apresentar suas propostas.

Em seguida, todas responderam a perguntas elaboradas pelo público sobre temas diversos: fiscalização de contratos, remuneração de defensores(as), enfrentamento à violência policial e defesa de vítimas e familiares, transparência de informações e diálogo com a sociedade civil. Por fim, houve o encerramento da apresentação com as considerações finais de cada candidata.
Na Defensoria, a conclusão do processo eleitoral acontecerá nesta sexta-feira (24), com a eleição para composição da lista tríplice. Cada defensor(a) público(a) pode votar em até três candidatas. As três mais votadas irão compor a lista tríplice, que será encaminhada pela Comissão Eleitoral para a defensora pública geral da Bahia.
Por sua vez, a defensora pública geral encaminhará a lista tríplice, em até três dias úteis a contar da data de recebimento, ao Governador do Estado, cabendo a este escolher a gestora da Instituição no prazo de 15 dias, conforme Lei Complementar Federal 80/1994.
Confira abaixo o depoimento das candidatas

Camila Canário
“As propostas são a concretização de um projeto coletivo que pretende ser inovador, transparente. Todo o processo eleitoral é uma contemplação da democracia, então é muito importante que a gente dê valor a esse momento porque busca colocar no centro as discussões sobre o futuro da nossa instituição, bem como o nosso papel e a nossa capacidade de produzir e influenciar políticas públicas”.

Firmiane Venâncio
“Esse momento consagra todos os grupos interessados na Defensoria Pública. Nós pudemos apresentar nossas propostas aos colegas, servidores(as), estagiários(as) e toda sociedade civil. Falamos dos desafios, mas também, no meu caso, dos resultados acumulados ao longo dos últimos dois anos de gestão e do nosso compromisso de manter o crescimento e o fortalecimento da Defensoria no próximo biênio”.

Laissa Rocha
“Todo o período de campanha foi extremamente produtivo, principalmente quando a gente parte da premissa que a nossa candidatura é um anseio coletivo de mudança para um processo de renovação. Nós pudemos ouvir os colegas, apresentamos as propostas e as tratamos como um documento vivo para que pudesse receber sugestões sempre partindo do pressuposto de construção coletiva de Defensoria”.

Mônica Soares
Chego nesse momento final com muita gratidão a todo o processo vivido em companhia das candidatas Camila e Laissa, com o apoiamento dos colegas. [Quero] agradecer a todos aqueles que tiveram um tempinho de vida para nos ouvir para ajudar a construir essa proposta.
Confira galeria:












