Os moradores de Arembepe, localizada no município de Camaçari, puderam contar com os atendimentos da Ação Cidadã Sou Pai Responsável, campanha promovida pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA. A ação aconteceu nessa segunda-feira, 29, no Conselho Tutelar da Orla e realizou 13 coletas para realização de exames de DNA, além de atendimentos voltados para a prestação de orientação jurídica aos moradores.
Localizada no município de Camaçari, a 30km de Salvador, o subdistrito de Arembepe conta com uma população estimada em 15 mil habitantes. Segundo a defensora pública Berta Modesto, a ação itinerante foi motivada justamente pela dificuldade encontrada por moradores durante o deslocamento para a sede da instituição. Os resultados de exames de DNA das coletas feitas durante a ação de itinerância sairão em até 60 dias, momento em que os assistidos serão convocados para a abertura do exame. Após isso, os atendidos também poderão contar com a DPE para a realização de possíveis audiências de conciliação, ação de alimento, orientação jurídica, dentre outras situações.
AÇÃO
A Defensoria Pública realiza a Ação Cidadã Sou Pai Responsável desde 2007, objetivando orientar as famílias sobre os conflitos que envolvem a paternidade e reduzir a demanda da área, que é a maior atualmente. A ação busca conscientizar a população, através da conciliação, mediação e realização de exames gratuitos de DNA.
Quem estiver interessado no atendimento da Defensoria pode entrar em contato com a instituição em Camaçari pelo telefone 71 3622- 6478. Também participou do ação o defensor público Marcus Cavalcanti.