A produção de conteúdo em Educação em Direitos da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) continua sendo reconhecida nacionalmente. Desta vez, a instituição conquistou o primeiro lugar na categoria Influencer na 14ª edição do Redes WeGov, prêmio que seleciona as principais referências em boas práticas na comunicação pública.
O anúncio foi feito na noite desta terça-feira, 29, em Florianópolis (SC) e o troféu foi recebido em mãos por Queite Liane Oliveira, coordenadora de Redes Sociais da Assessoria de Comunicação da DPE/BA. “É uma felicidade muito grande representar toda a equipe em um evento voltado para profissionais de comunicação no setor público. Foi emocionante ver nossa equipe vencer na categoria Influencer e subir ao palco para receber o prêmio”, afirmou.
Publicada em 19 de fevereiro de 2024 no perfil oficial da Defensoria no Instagram, a peça audiovisual que garantiu o prêmio abordou o etarismo, discriminação baseada na idade, e teve como protagonista a influenciadora baiana Mani Rêgo. À época, ela era alvo de ataques nas redes sociais por ser mais velha que seu então companheiro, Davi Brito, vencedor do BBB24. A produção surgiu como forma de enfrentamento ao preconceito e de promoção do direito à dignidade e ao respeito.
A gravação foi realizada no estúdio da Ascom, em Salvador, conduzida pelas jornalistas Rafaela Dultra e Thaís Faria. A produção do vídeo também envolveu o trabalho do produtor audiovisual Dedeco Macêdo (gravação e edição) e da designer Aline Sales, responsável pela identidade visual da peça.
Ao comentar o processo de criação, Dedeco Macedo afirma: “É um material que, aos meus olhos, é simples e forte. E sua força vem desde o empenho da produção em fechar com Mani, que já estava começando a despontar nacionalmente, passando pelas escolhas de dirigir a cena de forma honesta, acessando camadas íntimas da personagem, sem invasão, até chegar numa edição de ritmo orgânico para valorizar a progressão da sua fala profunda.” Para ele, o reconhecimento mostra que a linguagem de redes sociais pode focar em narrativas potentes: “A estética do influencer pode também adotar um estilo narrativo do menos é mais, com objeto e câmera sem malabarismos, para sobressair o que há aqui de mais forte, que é a potência do discurso.”
O vídeo alcançou quase 4 milhões de visualizações e levou ao público um tema sensível com uma linguagem acessível. “Se fosse só uma mulher que conseguisse se espelhar na minha vida, na minha história de vida, para mim já valeu. As pessoas precisam entender que as mulheres lutaram tanto para adquirir seus direitos, né? Todo dia lutamos para não sermos mortas, ofendidas na rua. E a gente ainda tem que provar para o mundo que a gente quer estar com um homem mais novo.”, diz Mani Rêgo em um dos trechos.
Para Thaís Faria, a conquista é fruto do trabalho coletivo. “Acredito que esse prêmio seja um reconhecimento do nosso coletivo. A equipe de redes pensa e debate como os temas da atualidade dialogam com a atuação da Defensoria. Entendo que ter acesso à informação com qualidade, com linguagem simples e que aproxima as pessoas da instituição também é missão da instituição pública”, explica.