COMUNICAÇÃO

Zona rural de Serrinha recebe orientação jurídica gratuita

14/05/2009 23:28 | Por

A zona rural do município de Serrinha, interior da Bahia, está sendo beneficiada com o projeto "Cidadania rural", desenvolvido pelos defensores da localidade e que visita localidades mais distantes do centro da cidade, de forma itinerante, para viabilizar o acesso a Justiça das famílias que tem dificuldade de acessar os serviços da Defensoria Pública.

Sete comunidades da região já foram alvo do projeto, sendo visitadas pelos defensores públicos. Na última segunda-feira, 11, por exemplo, os defensores Gil Braga de Castro Silva e Tatiane Franklin Ferraz estiveram em Murici, onde atenderam 20 pessoas. Antes de iniciar o atendimento, eles proferiram uma palestra na qual apresentaram a Defensoria Pública aos presentes, abordando o seu papel na sociedade baiana.

De acordo com o defensor Gil Braga, a área de maior procura pelos moradores foi a de registros públicos. Para ele, a principal importância de eventos como este é a promoção da cidadania. "Estas ações são muito boas, tanto para a população quanto para a Defensoria, pois o cidadão ganha quando não precisa procurar a Justiça para resolver seus problemas e a instituição fortalece seu trabalho", comemora o defensor referindo-se também ao trabalho de mediação que é realizado pelo projeto.

O objetivo do "Cidadania Rural" é atender todos os cidadãos da zona rural de Serrinha e dos outros dois municípios que fazem parte desta comarca: Biritinga e Barrocas. No próximo dia 18 de junho será a vez do município de Barrocas receber o atendimento. Lá, o evento vai acontecer com o apoio da prefeitura municipal.