COMUNICAÇÃO

VOZES POP RUA – Defensoria lança série de entrevistas com profissionais que atuam junto a pessoas em situação de rua durante pandemia

29/09/2020 13:43 | Por Tunísia Cores - DRT/BA 5496

População em situação de rua chegou a quase 222 mil brasileiros em março deste ano, um crescimento de 140% a partir de 2012

Nesta semana, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA lança o Vozes Pop Rua: uma série de entrevistas realizadas com pessoas que já vivenciaram a situação de rua e com profissionais de diversas áreas que atuam junto a este segmento da população. O objetivo é dar voz as experiências e aos trabalhos realizados especificamente neste período de pandemia. Dentre as instituições ouvidas, teremos a própria Defensoria baiana por meio do Núcleo Pop Rua.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, quase 222 mil brasileiros viviam em situação de rua em março deste ano. O número reflete crescimento de 140% a partir do ano de 2012 e abrange desempregados e trabalhadores informais, como guardadores de carros e vendedores ambulantes.

Com base em recentes estudos concluídos, o Ipea sinalizou estado de alerta no Brasil para o aumento da vulnerabilidade das pessoas em situação de rua com a chegada do novo Coronavírus. Em “Estimativa da População em Situação de Rua no Brasil”, o Instituto destaca que 81,5% destas pessoas estão em municípios com mais de 100 mil habitantes, especialmente localizados nas regiões Sudeste (56,2%), Nordeste (17,2%) e Sul (15,1%).

O segundo estudo, “População em Situação de Rua em Tempos de Pandemia: Um Levantamento de Medidas Municipais Emergenciais”, constatou que as principais medidas de assistência adotadas por prefeituras nas capitais do Nordeste e Sudeste contemplaram abrigamento, higiene e alimentação.

Considerando este contexto, a DPE/BA tem realizado diversas iniciativas para intensificar o debate sobre as vulnerabilidades e as ações necessárias para este segmento, antes e também depois do Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado no mês de agosto. Foi realizada a LiveDPEBahia, transmitida no Instagram Defensoria Bahia; um programa Em Pauta, no Youtube e no Facebook da instituição; além desta série de entrevistas.

Pelas próximas semanas, em todas as terças e quintas-feiras serão divulgadas entrevistas com os profissionais e pessoas que já estiveram em situação de rua. O Vozes Pop Rua abordará questões como desafios enfrentados durante a vivência na rua, suporte de órgãos e instituições, atuação profissional e perspectivas para o trabalho junto à população de rua após a pandemia.

 

Confira outras entrevistas da série Vozes Pop Rua

VOZES POP RUA – Do acolher ao olhar para o novo normal pós-pandemia na assistência da OSID à população em situação de rua

 

Produção: Tunísia Cores e Jész Ipólito
Produção Gráfica: Antonio Félix
Edição e revisão: Arthur Franco e Vanda Amorim