COMUNICAÇÃO

VITÓRIA DA CONQUISTA – Defensoria propõe iniciativas de combate à violência contra a mulher na saúde, na economia e no ensino do município

06/10/2021 9:15 | Por Ailton Sena DRT 5417/BA

As propostas foram apresentadas à Câmara de Vereadores a fim de debater o feminicídio e a violência contra a mulher. Uma reunião com o Poder Executivo em novembro vai tratar da implementação das pautas.

Campanhas educativas de prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher nas escolas municipais; treinamento dos agentes de saúde para atendimento e acolhimento das mulheres em situação de violência; e a criação de programas de inclusão de mulheres em situação de violência na economia produtiva. Essas foram algumas das ações sugeridas pela Defensoria Pública da Bahia, em Vitória da Conquista, à Câmara Municipal dos Vereadores.

A apresentação das propostas foi feita durante a Sessão Especial para debater o feminicídio e a violência contra a mulher, na última sexta-feira, 1, na Câmara Municipal com participação da DPE/BA. O debate foi uma iniciativa das Comissões de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa da Mulher em conjunto com a Comissão de Saúde e Assistência Social.

“Esses três pontos são importantes porque são questões que podem auxiliar na interrupção do ciclo de violência doméstica e se situam na esfera de atribuições do município. Cada ente federativo tem as suas atribuições previstas pelas Leis Maria da Penha [11.340/2006] e 14.164/21, que institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher”, explicou a defensora pública Flávia Coura, que atua na defesa da mulher no município.

Segundo ela, o contexto de violência contra a mulher vivenciado em Vitória da Conquista tem suscitado intenso debate sobre a questão. De janeiro de 2020 a julho de 2021, não foi registrado nenhum caso de feminicídio no município. Porém, recentemente, houve um feminicídio consumado e uma tentativa de feminicídio. Com isso, a sociedade civil e os órgãos da rede de proteção intensificaram o debate a fim de reforçar as ações que já vinham sendo realizadas, bem como as políticas públicas no município de enfrentamento.

 DPE/BA participa de Sessão Especial para debater feminicídio e violência contra a mulher

Além de apresentar as propostas, durante sua fala na Sessão Especial da Câmara, a defensora também frisou que o feminicídio é o ponto mais letal de um ciclo de violências contra a mulher e que é preciso situar esse problema no contexto da violência de gênero estrutural existente na sociedade. Flávia ressaltou ainda que, segundo a ONU, a violência contra a mulher ainda é a violação aos direitos humanos mais tolerada em todo o mundo, de forma que a mudança precisa ser estrutural, com envolvimento de toda a sociedade.

“Não bastam ações pontuais para que possamos nos aproximar do fim da desigualdade de gênero e violência contra a mulher. É necessário implementar políticas públicas amplas e com o objetivo de modificar a cultura machista e patriarcal que ainda predomina em nossa sociedade”, afirmou.

Além da Defensoria Pública, participaram da sessão a delegada da Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher (DEAM) Gabriela Garrido; a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Maria Otília Soares; a representante da Secretaria de Políticas para Mulheres da Bahia (SPM), Uiara Lopes; a representante da Prefeitura Municipal, Dayane Eveline, coordenadora de Políticas para Mulheres de Vitória da Conquista. Participaram também da sessão familiares de vítimas.