COMUNICAÇÃO

Vitória da Conquista – Câmara de Conciliação aumenta celeridade na resolução das demandas de saúde e passa apresentar soluções imediatas

22/06/2023 9:04 | Por Ailton Sena DRT 5417/BA
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A maior agilidade nos atendimentos é resultado de uma alteração no fluxo de recepção e tratamento das demandas iniciado na primeira quinzena de junho

Uma alteração no fluxo de atendimento da Câmara de Conciliação em Saúde de Vitória da Conquista vai possibilitar que os(as) usuários(as) dos serviços da Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA obtenham a resolução imediata de suas demandas. Agora a equipe técnica disponibilizada pelo município passa a atender presencialmente na sede da DPE/BA, o que facilita ainda mais o diálogo entre as instituições e, conforme as especificidades da questão de saúde, solução imediata.

A atualização na dinâmica de funcionamento na estrutura de resolução extrajudicial acontece pouco mais de um ano após a sua criação e é resultado do diálogo constante entre o Núcleo de Fazenda Pública da Defensoria em Conquista e a Secretaria de Saúde para aperfeiçoar o serviço. Com isso, desde o último dia 13 de junho, nas tardes de terça e quinta-feira, além da equipe de defensores(as) e servidores(as) da DPE/BA, as pessoas que buscarem a instituição por conta de questões de saúde não atendidas, também serão recepcionadas por farmacêutico(a), nutricionista e servidor(a) da Central Municipal de Regulação.

“A finalidade é agilizar alguns atendimentos e que o(a) assistido(a) receba durante o atendimento a resolução da sua necessidade médica. A resposta positiva da Câmara de Conciliação em Saúde será dada ao final do atendimento através de uma nota técnica simplificada onde constará o local para recebimento do medicamento ou insumos, dia e local da consulta ou exame”, explica o defensor público José Raimundo Campos, que está à frente da Câmara.

Equipe da DPE/BA e da Prefeitura de Conquista ajustam fluxo de atendimento.

A celeridade na resolução contempla demandas como consultas médicas, exames, fornecimentos de medicamentos e fórmulas, oferta de fraldas para público infantil e adolescente. Para os procedimentos de maior complexidade, continua vigente o fluxo virtual previsto no Termo de Cooperação Técnica assinado entre a DPE/BA e a Prefeitura de Conquista. De acordo com o documento, os casos são encaminhados através do Sistema de Gestão Eletrônica de Processos – GEP e respondidas em até dez dias úteis ou até três quando houver urgência.

Câmara de Conciliação em Saúde

Criada em março de 2022, a Câmara de Conciliação em Saúde de Vitória da Conquista é a primeira instalada no interior do estado para diminuir a judicialização e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde. Além de desafogar as demandas judiciais de saúde no município, ela é uma fonte privilegiada para coleta de dados que podem ser usados para prevenção de outros problemas e adoção de políticas públicas pela administração municipal.