COMUNICAÇÃO

VIII Congresso – Práticas exitosas da Bahia são premiadas em concurso nacional

05/11/2009 23:11 | Por

Dois dos quatro projetos da Defensoria Pública da Bahia inscritos no Concurso de Práticas Exitosas do VIII Congresso Nacional de Defensores Públicos, que acontece até esta sexta, (6), em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, foram premiados com Menção Honrosa. A Central de Atendimento a Presos em Delegacias (CAPRED), com atuação em todo o Estado e o projeto Cidadania Rural, com atuação na Comarca de Serrinha, dividiram o prêmio com uma prática do Estado do Pará após apresentações emocionadas dos defensores Soraia Ramos (CAPRED) e Gil Braga, que apresentou junto com a defensora Tatiane Ferraz o projeto Cidadania Rural. "A coisa mais importante é o reconhecimento que o prêmio traz para a Defensoria Pública. É uma forma de mostrar que os defensores estão mudando sua forma de atuação, saindo para o contato direto com a população", pontuou Ferraz. Os projetos baianos concorreram com outros 10 projetos.

Em uma apresentação emocionada e que emocionou toda a platéia, os defensores baianos defenderam as práticas coordenadas pelos mesmos, apresentando os resultados alcançados desde sua criação, apontando não somente as transformações ocasionadas nas vidas dos assistidos, como os benefícios trazidos ao Estado, em especial, quanto à economia garantida à máquina estatal a partir da atuação defensorial.

Para a defensora Soraia Ramos, a premiação será uma ferramenta de valorização. "Com certeza poderemos ter este projeto de atendimento em Delegacias ainda mais valorizado pela sociedade. Já fomos contatados por outros estados que querem replicar a CAPRED em suas regiões, o que para nós é uma conquista e um reconhecimento do trabalho e da importância desta iniciativa da Defensoria que deverá, sem dúvida, ser aprimorada e ampliada", ratificou Ramos. A Central de Atendimento a Presos em Delegacia da Defensoria da Bahia já conseguiu, em um ano, ajuizar cerca de 3.500 ações, resultando em uma economia na faixa dos R$5 milhões aos cofres públicos, tendo em vista o custo individual de um preso ao governo do estado, que gira em torno de R$1.600.

Cidadania Rural - Através do trabalho do defensor Gil Braga e Tatiane Ferraz o projeto Cidadania Rural consiste em visitas a localidades mais distantes do centro da cidade de Serrinha, de forma itinerante, viabilizando o acesso a Justiça das famílias que tem dificuldade de acessar os serviços da Defensoria Pública. Até então, 25 comunidades já receberam a visita da Defensoria. "Acho que o Cidadania Rural é um marco divisor de águas, implementou uma nova etapa na ação da Defensoria. É uma forma da sociedade reconhecer o projeto e acredito que esse prêmio pode ampliar nossa atuação", defendeu Gil Braga

No Concurso de Práticas Exitosas, a Defensoria da Bahia inscreveu os projetos da Capred (autores: Cleriston Cavalcante, Mauricio Saporito, Cynara Peixoto e Soraia Ramos), Cidadania Rural - Democratizando o Acesso à Justiça (autores: Gil Braga e Tatiane Ferraz), Carnaval 2009 - A Defensoria também está na Avenida(Firmiane Venâncio e Carmem Novaes) e a Ação Cidadã - Sou Pai Responsável (Tereza Cristina Ferreira e Rosane Assunção).