COMUNICAÇÃO

VIII Congresso – Ministro Tarso Genro é homenageado em Porto Alegre

04/11/2009 18:52 | Por

Na noite desta terça-feira (3), defensores públicos se reuniram para a solenidade de abertura do VIII Congresso Nacional de Defensores Públicos, em Porto Alegre. Uma noite de homenagens, manifestações culturais tradicionais e de celebração pelas conquistas das Defensorias em todo país. Em uma iniciativa conjunta, a presidente do Conselho Nacional de Defensores Gerais (CONDEGE) e defensora geral da Bahia, Tereza Cristina Ferreira prestou homenagem ao Ministro da Justiça, Tarso Genro, que também representou o presidente Luis Inácio Lula da Silva no evento. Em seu discurso, a presidente do CONDEGE agradeceu ao Ministro pela sua atuação em prol do fortalecimento da Defensoria e pela parceria firmada com a instituição e todos os defensores.

Para o presidente da Associação Nacional de Defensores (ANADEP), André Castro, o momento é de honrar compromissos. "Com a aprovação da Lei 132, temos todos que honrar com a responsabilidade que nos foi garantida. A ampliação de nossos quadros é uma das frentes principais. Em dois anos, saímos de 3.500 para 4.700 defensores no Brasil, o que não é o ideal mas, sem dúvida, é um avanço significativo", afirmou Castro.

Em um discurso emocionado, a defensora pública geral do Rio Grande do Sul, Maria de Fátima Paludo falou do orgulho de ser defensora pública e do papel social da Defensoria Pública. "Hoje não somos apenas orientadores jurídicos do indivíduo, mas agora também atuamos diretamente pela promoção dos Direitos Humanos e defesa de direitos coletivos, o que nos confere a legitimidade da defesa da maioria da população brasileira. Nenhuma outra instituição de estado tem a nossa importância por conta da nossa proximidade com o cidadão, da efetivação e concretização dos seu direito de defesa", pontuou.

Homenagem - Ao receber a Medalha de Honra ao Mérito Defensorial, o Ministro da Justiça, Tarso Genro, falou das expectativas quanto aos impactos da aprovação da Lei 132, que reforma a Lei Orgânica das Defensorias. "A Defensoria Pública é uma instituição mais do que essencial pra Justiça. Conseguimos aprovar a Lei que tornará a instituição mais próxima do cidadão, dando-a mais ferramentas para garantir esses direitos e essa é uma conquista que, com certeza, trará uma série de benefícios à população menos favorecida e ainda mais parcerias pela frente", enfatizou o Ministro.

A abertura contou ainda com a presença da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusus (PSDB), do prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PPS), vereadores, deputados estaduais e demais autoridades jurídicas do estado, além da presença de defensores, corregedores e subdefensores de outros estados.