COMUNICAÇÃO

Vice- presidente da CONDEGE visita DPE

22/10/2007 21:39 | Por

A vice-presidente do Conselho Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (CONDEGE), Helyodora Carolyne Almeida Rotini, estará em Salvador amanhã, quarta, 24. Ela é uma das palestrantes do III Curso de Formação - Adaptação Funcional - para Novos Defensores Públicos do Estado da Bahia 2007, que acontece desde ontem, 23, sob coordenação da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDEP).

Rotini profere a palestra "A Defensoria Pública que temos e a que queremos. Um olhar crítico do Conselho Nacional dos Defensores Públicos-Gerais", a partir das 15h20, no auditório da ESDEP, no Canela. Amanhã, a programação da tarde também inclui a palestra "Direitos Humanos e Cidadania. Evolução e Historicidade para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária", do sociólogo Gey Espinheira.

O objetivo do curso é disponibilizar aos defensores recém-empossados informações sobre a história da Defensoria e o alinhamento de conceitos sobre temas de relevância e de estratégia institucional. Além disso, a intenção é abordar a prática do ofício defensorial. O conteúdo está sendo dividido em quatro módulos: História e Atualidade da Defensoria Pública; Legislação, Princípios Institucionais, Organização e Funcionamento da Defensoria Pública; Atualização Teórica e Prática; e Prática.

CASE - Pela manhã, os 15 novos defensores públicos estarão visitando o Centro de Assistência Sócio-Educativo (CASE), numa atividade coordenada pela defensora Maria Carmen Albuquerque Novaes, subcoordenadora da Defensoria Especializada da Infância e Adolescência. A eles será apresentado o perfil do trabalho da instituição com uma parcela da fatia necessitada da população baiana: os adolescentes em risco social e acusados de ato infracional.

O segundo dia de aulas do III Curso de Formação, aconteceu hoje, 23, na sede da Defensoria Pública, no Canela. Na parte da manhã, foi feita uma visita institucional à sede da Defensoria. À tarde, sob coordenação da defensora Fabiana Miranda, foram debatidos temas referentes a DPE na realização dos Direitos Humanos, além das palestras "O Sistema Interamericano de Defesa dos Direitos Humanos/ Indispensabilidade da Ação Defensorial", ministrada pelo juiz de Direito Substituto do Estado de Sergipe, Edinaldo César Santos, e "Atendimento ao Cidadão como Titular do Direito Fundamental de Acesso a Justiça", pelo consultor em desenvolvimento de lideranças, Ailton dos Santos Ferreira.