COMUNICAÇÃO

Velhos Amigos – Ação Cidadã em defesa dos idosos chega a Feira de Santana

28/11/2009 15:48 | Por

Com um população de cerca de 37.400 idosos, o município de Feira de Santana recebeu na manhã desta sexta-feira (27), a Ação Cidadã - Velhos Amigos: O tempo também passa pra você", promovida pela Defensoria Pública do Estado. Na 1ª Defensoria Regional de Feira, representantes de instituições municipais de assistência social, em especial ligadas à área de saúde, se reuniram com a subcoordenadora da Regional, defensora Liliane Amaral e o subdefensor público geral, Clériston Cavalcante, no intuito de fortalecer uma rede de atuação em prol da garantia de direitos dos idosos e do monitoramento e cumprimento da lei que prioriza este público nos diversos serviços públicos do município. A defensora Gisele Aguiar, que atua na Defensoria Especializada do Idoso na capital, também participou do encontro, levando a experiência de Salvador quanto às demandas desta parcela da população.

Abusos por parte de familiares, abandono em unidades de tratamento, falta de um lar, agressões físicas e morais, a falta de uma delegacia especializada, foram algumas das demandas apontadas pelos representantes na reunião. Para a subcoordenadora da Regional, Liliane Amaral, o encontro possibilitou um maior conhecimento entre os órgãos públicos na busca de soluções integradas para os problemas dos idosos em Feira. "A Defensoria Pública tem como missão a mediação. Queremos trabalhar para evitar que esses conflitos cheguem ao Judiciário e que se prolongue por lá, sem mudanças necessárias e urgentes nas vidas dessas pessoas, por isso que o trabalho em rede deve facilitar essa interação", enfatizou.

O subdefensor público, Clériston Cavalcante apresentou as peças publicitárias da Ação Cidadã - Velhos Amigos aos representantes, ao tempo em que falou de projetos em rede nos quais a Defensoria tem trabalhado na capital. "Temos buscado trabalhar de forma interinstitucional, com diálogo entre os diversos órgãos, buscando meios alternativos às soluções judiciais justamente para que possamos garantir celeridade quanto às demandas da população, em especial, aos idosos", frisou Cavalcante. A Ação conta com as peças: bottons, vídeo informativo, cartazes e Cartilhas, que trazem informações sobre legislação e mecanismos de defesa que o idoso pode buscar.