COMUNICAÇÃO

Unidade Móvel volta à Milagres e registra 62 atendimentos

22/07/2022 18:10 | Por Thaís Faria - DRT/BA - 6618

A UMA foi a atração da cidade e garantiu orientação jurídica, solução dos seus conflitos e exames de DNA gratuitos para a população.

Nesta sexta-feira, 22/07, foi a vez dos moradores de Milagres economizarem o dinheiro do deslocamento até a comarca de Amargosa e aproveitarem as vantagens de ter os mesmos serviços oferecidos na sede fixa da Defensoria perto de casa. A UMA, como é mais conhecida, virou atração na cidade e registrou 62 atendimentos na Avenida Manoel Pereira de Andrade com orientação jurídica e solução de conflitos.

Para inserir a naturalidade de Milagres na certidão de nascimento, Gilson Jesus Gonçalves procurou a Defensoria e assim garantir o seu direito. “A defensora fez um ofício e agora eu vou no cartório para colocar que eu nasci aqui em Milagres na minha certidão. Estou muito satisfeito! Alegre e tudo. Resolveu!”, comemorou Gilson.

Dilma Pereira Barreto buscou a UMA para conseguir pedir o seu divórcio. “Para mim é um grande milagre acontecendo. Já tive tantas dificuldades e hoje eu fui muito bem atendida pela Dra Júlia e por toda a equipe”, avaliou Dilma.

“Eu esperava tanto por esse momento. Foram 12 anos esperando para provar que minha filha tem pai. Estou muito grata e muito feliz por ter tido a oportunidade de fazer o exame de DNA de graça e, por isso, é muito importante que esses serviços cheguem na nossa cidade”. Esse é o desabafo de Joilma Oliveira da Silva, que realizou junto de sua filha e o suposto pai o exame para o reconhecimento da paternidade.

Já Janderson da Silva veio até a Unidade Móvel para dar o exemplo e reconhecer seu filho de 14 anos voluntariamente. “Foi feito tudo com tranquilidade e de forma rápida. Agora é só encaminhar a cidade de Jequié e colocar o meu sobrenome no meu filho”, comemorou Janderson.

Também foram atendidos casos de pedidos de pensão alimentícia, alteração de registro civil, consultas de inventário, orientações de defesa criminal, além de acompanhamento de processos já abertos entre outras orientações.

A UMA foi prestigiada com a visita do vereador Maurício Santos e da vereadora Nizilda Correia, que vieram conhecer as instalações e saudar a presença da Defensoria na cidade. “É um serviço muito importante para todos os moradores e moradoras da nossa cidade. Precisamos sempre ser lembrados”, afirmaram os vereadores.

Agora, a UMA volta a Salvador para manutenção e se preparar para seus novos destinos para garantir o acesso à justiça por toda a Bahia.

Ação Cidadã Infância Sem Racismo

Todas as cidades do interior por onde a Unidade Móvel passa, a Ação Cidadã Infância Sem Racismo ganha mais repercussão. E a cartilha “Nossa Querida Bia” chama a atenção, principalmente, das crianças. Foram distribuídos vários exemplares para as crianças que passaram pela UMA.

Para que a iniciativa se espalhe pelas escolas de Milagres e permita que as crianças possam ter acesso ao material, a coordenadora da Unidade Móvel, Cristina Ulm, esteve reunida com as secretárias municipais de Educação, Sandra Mara Almeida, de Assistência Social, Leziany Ribeiro, e a coordenadora pedagógica do município, Maiana da Cruz.

“É uma cartilha para distribuir nas escolas e educar nossas crianças. Queremos, com esta Ação Cidadã, que as escolas possam trabalhar este tema da infância sem racismo. Como eu sempre digo: a educação transforma o mundo”, explicou a defensora pública Cristina Ulm, enquanto mostrava a publicação.

Sandra Mara Almeida, salienta que é importante materiais como a cartilha por tratar um assunto tão necessário de forma lúdica e de fácil entendimento. “A sala de aula é o melhor lugar para discutir certos temas como o racismo”, pontuou a secretária de educação.

“A gente sabe que as crianças e adolescentes têm conhecimento, mas falta estar à vista, ser palpável. Pois às vezes, dentro de casa, alguns pais têm uma cultura diferente e tem medo de falar de alguns assuntos. A cartilha vem para somar nesta luta pela educação no município”, disse Leziany Ribeiro, secretária de Educação da cidade.

Maiana da Cruz, coordenadora pedagógica, ressalta a importância dos professores e professoras nesta missão. “A educadora é o ponto de referência dos alunos e alunas. Então, quando os professores estão ali trabalhando certas temáticas, os estudantes têm uma percepção mais positiva”, afirmou Maiana.