COMUNICAÇÃO

Unidade Móvel da Defensoria leva assistência jurídica às cidades de Pedro Alexandre, Jeremoabo, Rodelas e Chorrochó

22/05/2023 8:25 | Por Ailton Sena DRT 5417/BA

Os atendimentos serão concentrados em demandas de resolução extrajudicial, como acordos, orientações jurídicas e exames de DNA para reconhecimento de paternidade.

O que seria mais adequado para celebrar o modelo brasileiro de assistência jurídica que levar os serviços da Defensoria Pública às cidades em que ela não está instalada? Respondendo esse questionamento, a Unidade Móvel e Atendimento – UMA viaja às cidades de Pedro Alexandre, Jeremoabo, Rodelas e Chorrochó para oferecer atendimentos de resolução extrajudicial. A itinerância fecha o mês da Defensoria Pública com atendimentos nos dias 29 e 30 de maio, 1º e 2 de junho. Confira a programação completa no final da matéria.

Através do caminhão da Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA, a população poderá ter acesso a atendimentos em todas as áreas de atuação da instituição estadual para soluções extrajudiciais de conflitos. Na oportunidade, será possível resolver questões de saúde, família (divórcio consensual, acordo de alimentos, regulamentação de visitas e guarda, reconhecimento de paternidade), retificação de registro de nascimento ou casamento, consulta processual, entre outros serviços.

“Vamos levar garantia de direitos e mais cidadania para as pessoas que precisam da Defensoria da Bahia. A Unidade Móvel tem esse potencial gigantesco de encurtar a distância e levar os serviços que oferecemos nas nossas unidades fixas para todo o interior do estado”, destacou a coordenadora do Núcleo de Atuação Estratégica e Gestão de Projetos, que gerencia a UMA, Cristina Ulm.

Os atendimentos acontecerão por ordem de chegada, das 8h às 16h, não sendo necessário qualquer tipo de agendamento prévio. Além dos documentos básicos, como RG, CPF e comprovante de residência, é importante apresentar toda a documentação necessária para a resolução da demanda. No caso dos exames de DNA para reconhecimento de paternidade, por exemplo, é preciso apresentar a certidão de nascimento sem o nome do pai.

Programação completa de atendimentos

29 de maio, Pedro Alexandre
Praça Coronel João Maria de Carvalho, Centro (Próximo à Prefeitura)

30 de maio, Jeremoabo
Praça do Forró, Centro (Em frente ao Posto de Saúde)

01 de junho, Rodelas
Rua Manoel Moura, 94, Centro (Em frente a Prefeitura)

02 de junho, Chorrochó
Rua Coronel João Sá, s/n, Centro (Próximo à Igreja Católica Senhor do Bonfim)