COMUNICAÇÃO

Transporte público é o serviço que mais desrespeita direito do idoso

04/08/2011 20:45 | Por

"Não podemos lutar contra o tempo, mas sim contra o desrespeito. Envelhecer com dignidade é um direito garantido". Com essas palavras, o cartaz, exposto no stand da Defensoria em evento promovido pelo Shopping Lapa, durante a "Semana do Idoso", ilustrou bem o papel que a instituição desempenhou. Em seis dias de evento, que iniciou na segunda-feira (25) e encerrou nesta sexta-feira (30), foram mais de 300 atendimentos prestados e uma realidade comprovada por números: transporte e saúde são os serviços que mais apresentam problemas para a população idosa.

Mais de 30% da população idosa atendida no local relatou já ter sofrido algum tipo de constrangimento no transporte público, seja pela pouca quantidade de assentos reservados aos idosos, desrespeito por parte dos mais jovens que não cedem o local ou, até mesmo, os motoristas que, passam direto no ponto de ônibus, não asseguram o direito de ir e vir dos idosos. Outra questão levantada na pesquisa feita pela Defensoria é a falta de políticas que garantam a saúde dos idosos. Mais de 17% dos entrevistados delataram problemas relacionados à questão.

Entre os assistidos durante o evento no Shopping Lapa, está Rosalina de Jesus, 64 anos, que já passou por diversos exames médicos e sofre de diabetes. Ela procurou o local e agora já sabe: "Se eu precisar de remédio e não conseguir, já sei onde buscar meus direitos. O atendimento também se estendeu aos mais jovens. Como é o caso de José de Oliveira, 50 anos, que sempre cuidou do sobrinho da esposa. Aos sete anos de idade, a criança sofre de anemia falciforme. "A mãe dele tem problemas com drogas e o pai é desconhecido", conta José. "Já fui no INSS mas não consegui receber o amparo financeiro que o governo oferece a essas pessoas". Através do atendimento, ele foi orientado a primeiro entrar com o pedido de guarda da criança e posteriormente resolver o caso de saúde.

Para a subcoordenadora do Núcleo do Idoso da Defensoria, o trabalho foi de grande relevância. "Com a orientação, os direitos passam a ser conhecido pelos idosos, o nosso trabalho, cada vez mais, será consumado e atingiremos o nosso principal objetivo, que é dar uma atenção diferenciada a esse público, demonstrando que a Defensoria se preocupa com cada problema inerente a eles e que, na medida do possível, iremos tomar as providências e encaminhamentos cabíveis, caso a caso", garante ela. O Núcleo do Idoso da Defensoria fica localizado à Rua Pedro Lessa, nº 123, Canela. Mais informações ligue 129.