COMUNICAÇÃO

Tereza Cristina toma posse em seu segundo mandato

06/03/2009 13:32 | Por

Em uma concorrida solenidade no Salão Nobre do Tribunal Regional Eleitoral a defensora pública Tereza Cristina Almeida Ferreira foi empossada em seu segundo mandato como defensora pública geral da Bahia. " Agradeço a oportunidade e peço a todos vocês para me ajudarem na construção de uma Defensoria forte", declarou. No salão, um leque eclético de convidados: parlamentares, juristas, governantes, líderes comunitários que acompanharam a gestão anterior de Tereza Cristina, além de defensores públicos e servidores da Instituição acompanharam a posse, dada pelo presidente do Conselho Superior da Defensoria Pública, Clériston Macedo.

Em seu discurso, a defensora geral destacou a importância de que seja pensado por todos a construção de uma Defensoria mais próxima da comunidade. " "Vim do barro, das dificuldades, e isso me faz ver que não devemos esquecer o passado", destacou. Nos últimos dois anos Tereza Cristina, em sua primeira gestão, tirou a Defensoria dos gabinetes e a levou para as comunidades, a exemplo do Nordeste de Amaralina, Bairro da Paz e Mata Escura, através dos Circuitos da Cidadania.

O empenho do Governo Estadual em encaminhar para a Assembléia Legislativa projetos de lei que fortaleceram a Defensoria Pública também recebeu destaque da defensora geral em seu discurso. " Com isso, conseguimos passar do 15º para o 4º lugar no ranking das Defensorias no País", justificou, acrescentando que as paredes da Defensoria baiana estão sendo construídas pouco a pouco, dentro do princípio da eficiência e seguindo o que fazem tantos "josés" na vida, na luta para erguer sua moradia própria. O vice governador Edmundo Pereira assegurou que o governador Jaques Wagner, a quem representava na solenidade, fará todo o possível para que a Bahia tenha uma Defensoria ainda mais forte.

Apoio de Salvador - Ex-professor da defensora geral no curso de Direito da UFBA, o vice prefeito Edvaldo Brito fez um emocionado discurso, destacando o valor de Tereza Cristina desde os tempos da faculdade. " O trabalho de uma instituição tem que ser analisado de acordo com quem ocupa o cargo. E posso atestar pelo que vi que a defensora geral tem tornado a Defensoria em algo muito útil para a população", ressaltou, acrescentando que, em nome do prefeito João Henrique, o apoio da prefeitura de Salvador estava à disposição da Defensoria.

O padre Renato, da Paróquia Santo André, no Nordeste de Amaralina e Vale das Pedrinhas, acompanhado do presidente do conselho comunitário daquele bairro e de membros da comunidade, foi prestigiar a posse. " Doutora Tereza levou a Defensoria a ser conhecida, a ser mais respeitada e mais acessível àqueles que precisam ter acesso à Justiça", destacou.

Participaram ainda da Sessão Solene a presidente do Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais - Condege e defensora geral de São Paulo, Cristina Guelfi; a presidente da Associação dos Defensores Públicos da Bahia, Laura Fabíola Fagury; a vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Lealdina Maria de Araújo Torreão; o 3º vice presidente da Assembléia Legislativa, deputado Aderbal Caldas; o representante do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, Milton Jordão; e representante do Conselho Nacional das Associações dos Defensores Públicos, defensor Eduardo Cyrino Generoso.