COMUNICAÇÃO

Subdefensora-geral da Bahia Firmiane Venâncio recebe o título de cidadã soteropolitana

27/04/2022 21:10 | Por Lucas Fernandes | DRT/BA 4922

Honraria foi concedida em reconhecimento à defesa da população de Salvador e da Bahia e à luta pela igualdade de gênero

A subdefensora-geral da Bahia, Firmiane Venâncio do Carmo Souza, recebeu o título de cidadã soteropolitana nesta quarta-feira (27), a mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal de Salvador.

Firme no combate à violência doméstica e à desigualdade de gênero – como o próprio nome já sugere -, a defensora foi homenageada devido ao seu ativismo e trabalho na Defensoria Pública da Bahia, junto com a rede de proteção, para a garantia dos direitos das mulheres e da população mais carente do estado.

A sessão especial aconteceu na sede da Câmara, no centro da capital baiana, com representantes do legislativo, colegas de carreira, servidores(as) da Defensoria, amigos(as) e familiares da homenageada. A entrega do título foi feita no plenário Cosme de Farias e  transmitida ao vivo pela TV CAM (12.3), e pelas redes sociais da casa legislativa.

Natural de Campo Formoso, no interior da Bahia, Firmiane acredita que Salvador é um dos motivos para ter se tornado tão ávida na defesa da população, especialmente das mulheres. “Minha vinda a Salvador me conectou com a temática dos Direitos Humanos”, declara a defensora, que passou a observar a cidade pelas lentes da desigualdade de gênero. Ela é uma das idealizadoras do Núcleo de Defesa das Mulheres (Nudem) da Defensoria baiana.

“Salvador e a Bahia precisam muito da Defensoria fortalecida, mais próxima do cidadão, e a minha tarefa vai ser a vida inteira arregaçar as mangas e tentar construir uma sociedade mais igual, sem violência de gênero. Essa é uma bandeira de vida”, afirma. Para Firmiane, a outorga do título de cidadã soteropolitana é ímpeto para redobrar o próprio compromisso de se colocar cada vez mais à disposição da população na missão de levar acesso qualificado à justiça.

A concessão do título foi aprovada por unanimidade pela Câmara por proposta da vereadora Marta Rodrigues (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia da casa legislativa. “A história de dra Firmiane nos motiva e nos inspira todos os dias. Salvador te acolhe como cidadã porque você acolheu Salvador. Vida longa a essa Defensoria que é motivo de tanto orgulho”, discursou Marta Rodrigues.

“Desde o início da minha carreira na Defensoria Pública admiro o trabalho de Firmiane. Sempre tentei me espelhar um pouco: uma atuação firme e necessária, sem perder a leveza e a dedicação singular para avançar na garantia do direito de nossas assistidas e mulheres, sempre tão sofridas. É um merecido reconhecimento, continue sendo esse exemplo”, destacou a defensora e coordenadora executiva da DPE/BA, Donila Ribeiro, que representou o defensor-geral da Bahia na ocasião.

“Articulação, potência, escuta, todas as palavras foram referenciadas e dirigidas à dra Firmiane. Peço licença para estendê-las a todas e todos os defensores públicos. É também uma homenagem à nossa própria instituição. A história de Firmiane se confunde com a história do trabalho que é feito pela Defensoria da Bahia”, congratulou o presidente da Associação de Defensores Públicos da Bahia – ADEP/BA, Igor Raphael Novaes.

Na mesa de honra do evento estiveram presentes a vereadora Marta Rodrigues, que presidiu a sessão; a defensora Donila Ribeiro, representando o defensor-geral da Bahia; o desembargador do Tribunal de Justiça Gedder Gomes; as deputadas estaduais Maria Del Carmen e Fátima Nunes; a vereadora Laina Crisóstomo (Pretas por Salvador); o presidente da Adep/BA, Igor Raphael novaes; a defensora pública Janaína Canário, representando a Corregedoria da DPE/BA, o diretor da Escola Superior da DPE/BA, Clériston Cavalcante de Macedo; e a irmã da homenageada, Jennifer Carmo Souza, que fez a entrega da honraria. A mesa online também contou com diversas participações, entre elas, da ouvidora-geral da DPE/BA, Sirlene Assis, da secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial Fábia Reis e da secretária estadual de Políticas para Mulheres, Julieta Palmeira.


Cidadã soteropolitana

Biografia – Graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), Firmiane Venâncio do Carmo Souza é defensora pública da Bahia, doutoranda e mestra pelo Programa de Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (UFBA). Especialista em Direitos Humanos (UFBA), tem experiência na área de Direitos, com ênfase em Direitos Humanos das Mulheres e Direito Penal. Há 22 anos como defensora pública, já atuou nas comarcas de Senhor do Bonfim, distrito de Andorinhas e Salvador.

Atualmente é subdefensora pública geral e já exerceu os cargos de coordenadora executiva das Defensoria Públicas Regionais da DPE/BA; de coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa das Mulheres (Nudem), o qual liderou a implementação; de coordenadora da Especializada de Direitos Humanos; de diretora da Escola Superior da DPE/BA  (Esdep), além de ser membra do Conselho Superior da DPE/BA.  Firmiane também já representou a Defensoria da Bahia no IV Programa de Capacitação em Sistemas Interamericanos de Direitos Humanos, promovido pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, no Chile.