COMUNICAÇÃO

SOU PAI RESPONSÁVEL – Defensoria promove mais de 100 atendimentos na Liberdade

31/08/2009 14:22 | Por
Aos 54 anos, Arivaldo José Veloso não se cansa de tentar conseguir, na Justiça, reverter o prejuízo que a própria legislação lhe causou: ser registrado como filho sem pai. Ele quer ter na sua certidão de nascimento o nome do seu pai José Cândido Veloso, igual como tem nas certidões dos outros três filhos da sua mãe, Libênia Bernarda de Souza., e não apenas como declarante. “Não me importo, não me amoleço, nem me entristeço, mas fico chocado com o silêncio daqueles que supostamente detêm a sabedoria. Eu e meus irmãos sofremos por causa desses homens”, desabafou, numa referência aos que fazem as leis. Ele foi uma das mais de 100 pessoas que participaram ontem da Ação Cidadã Sou Pai Responsável, da Defensoria Pública do Estado da Bahia, que realizou atendimento no Centro Social Urbano da Liberdade, das 9 às 15 horas, para agendamento de exame gratuito de DNA para comprovação de paternidade.

Último filho de um casal que nunca oficializou a união, Arivaldo contou da infelicidade de nascer quando o pai já tinha contraído matrimônio com outra mulher. Como determinava a lei, filhos nascidos fora do casamento eram “bastardos” e só poderiam ser reconhecidos se a esposa concordasse. Como não houve consentimento, ele recebeu o sobrenome do pai, mas não teve o direito de receber na certidão o nome registrado. Hoje José e Libânia são falecidos, mas o filho disse não sossegar enquanto não corrigir essa mácula. Lamenta, contudo, que a Justiça não se empenhe muito para consertar o erro gerado por uma legislação preconceituosa, mas já corrigida. ” E se meu tio, que tem 74 anos, não quiser ir? Não seria mais fácil a Justiça determinar a exumação do corpo do meu pai?”, questiona.

Coleta para exames – A Defensoria Pública marcou para a próxima sexta-feira, 04/09, a coleta para o exame de DNA. Para isso estão sendo convidados um tio de Arivaldo, irmão do seu pai, e sua irmã mais velha, que nasceu antes do pai se casar e tem a certidão de nascimento regularizada. Além dele, foram agendados outros 64 casos, a maioria de mães que querem provar àqueles com quem se relacionaram que são os pais de seus filhos. A coleta será das 9h às 13h30, no CSU da Liberdade, com a participação de defensores públicos e técnicos do laboratório do Grupo de Apoio a Crianças com Câncer – GACC, com quem a Defensoria Pública tem convênio. A Ação Cidadã Sou Pai Responsável, em sua terceira edição, está promovendo este trabalho também no Nordeste de Amaralina e no Bairro da Paz.

O atendimento deste sábado, liderado pela defensora geral do Estado da Bahia e presidente do Conselho dos Defensores Públicos Gerais, Tereza Cristina Almeida Ferreira, e pela diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, defensora Célia Padilha, contou com o apoio dos defensores públicos Gilmar Bittencourt, Cristina Ulm e Eva Rodrigues, estagiários e funcionários da instituição, além da equipe do Centro Social Urbano da Liberdade. O grupo de dança G5 Ex Dance, da Liberdade, liderados pelo dançarino e músico Paulo Eduardo e o designer e músico Samuel Lima, se apresentou no CSU durante a manhã, distraindo as pessoas que aguardavam atendimento.